PROCESSO JUDICIAL ELETRONICO

Páginas: 66 (16480 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014
1. INTRODUÇÃO

O processo judicial trabalhista vem passando por inúmeras mudanças, a mais recente foi a implantação do processo judicial eletrônico no âmbito da justiça do trabalho.
Vivemos em um mundo globalizado que contribuiu muito para a criação de conexões, que deixaram as distâncias cada vez menores, as relações econômicas, culturais e sociais ficaram cada vez mais estreitas, maisrápidas e eficientes.
A rede mundial de computadores, conhecida como internet é um fantástico conglomerado de redes de comunicação em escala mundial, onde vários computadores estão conectados a uma rede mundial permitindo que muitas informações possam ser acessadas.
A internet contribui muito para facilitar o trabalho e a vida do cidadão, porém é preciso observar que mesmo em um mundo globalizado,informatizado não seria possível deixar de observar o abismo existente entre os incluídos digitalmente e a exclusão digital.
No Brasil observa-se a exclusão digital ao considerar que o uso de novas tecnologias cria uma desigualdade enorme entre os que possuem acesso a internet e aos que não possuem esse acesso.
A exclusão digital é um grande desafio tanto para a sociedade civil como para ogoverno, podendo agravar ainda mais o quadro de desigualdade social no Brasil.
O mundo moderno busca profissionais para o mercado de trabalho que sejam bem qualificados, as mudanças são constantes o que requer pessoas que tenham facilidade de adaptação nas questões que envolvem a tecnologia, a comunicação e a informação.
A desigualdade social e a consequente exclusão digital infelizmente ainda é bempresente na vida da sociedade.
O poder judiciário tem um papel muito importante para o desenvolvimento e manutenção do estado democrático de Direito, não podendo permitir que o cidadão perca as conquistas adquiridas pelas garantias constitucionais.
O Processo Judicial Eletrônico - PJe-JT é uma mudança de paradigma que assusta a muitos, uma nova ferramenta eletrônica que interfere no direitoprocessual do trabalho provocando criticas quanto a sua eficiência.
A informatização é um bem necessário para o conhecimento de todos, a informática define os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores, a modernização trouxe a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática. O computador e a internet são os responsáveis pela exteriorização de todas estasinformações.
A informática evolui cada vez mais rapidamente e a velocidade de processamento destes equipamentos dobraram em períodos cada vez mais curtos, nos modelos de computadores mais antigos o período entre o lançamento de uma novidade tecnológica e outra eram de dezenas de anos, sendo que hoje surgem novidades constantes. Isso leva-nos a concluir que o avanço científico e do poder decálculo avança de maneira estrondosa, barateando os custos e tornando mais acessíveis os computadores a quase todas as pessoas.
Atualmente computadores e internet fazem parte da vida de todos, de forma direta ou indireta. As crianças tem acesso a internet desde muito pequenas, seja por influência dos pais ou quando vão à escola.
A aula de informática já faz parte da grade escolar de muitas escolas,muitas são as profissões que não dispensam o uso da informática verificando-se a grande importância na vida social das pessoas.
Portanto, é indispensável a aprendizagem do uso de tal instrumento, não somente com o intuito trabalhista, mas também para uma melhor convivência na sociedade tão globalizada e informatizada em que vivemos.
Toda essa evolução não ficaria de fora do judiciário, eatualmente uma das formas de se garantir a celeridade nas ações trabalhistas é justamente o processo judicial eletrônico - PJe-JT.
O que pode ser verificado é que o processo judicial eletrônico está sendo implantado na Justiça do Trabalho de forma desenfreada e sem a observação de requisitos básicos e fundamentais gerando a resistência de muitos e o entusiasmo de outros.
O fato é que o sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • surgimento do processo judicial eletronico
  • Processo Judicial Eletronico
  • Gerenciamento eletrônico de processos judiciais
  • processo judicial eletronico
  • Processo judicial eletronico
  • Processo Judicial Eletrônico
  • PROCESSO JUDICIAL ELETRONICO NA JUSTIÇA DO TRABALHO
  • Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!