processo inflamatorio

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

INFLAMAÇÃO E O PROCESSO DE REPARO TECIDUAL


TERMOELETROFOTOTERAPIA




VITORIA DA CONQUISTA /BA
2014


INFLANAÇÃO
A principal característica do processo inflamatório é a reação dos vasos sanguíneos, que leva ao acúmulo de fluido e leucócitos nos tecidos extracelulares. A resposta inflamatória está intimamente ligada ao processo de reparo. A inflamação destrói, dilui ou isola oagente nocivo e desencadeia uma série de eventos que tentam curar e reconstruir o tecido danificado. A inflamação é fundamentalmente um mecanismo de defesa, cujo objetivo final é a eliminação da causa inicial da lesão celular (microrganismos, toxinas) e das consequências de tal lesão (células e tecidos necróticos). Sem a inflamação, as infecções se desenvolveriam descontroladamente, as feridasnunca cicatrizariam e o processo destrutivo nos órgãos atacados seria permanente. As reações vasculares e celulares da inflamação aguda e da crônica são mediadas por fatores químicos derivados de proteínas ou células plasmáticas e são produzidos ou ativados pelos estímulos inflamatórios. Tais mediadores, agindo solitariamente, em conjunto ou em sequência, amplificam a resposta inflamatória einfluenciam sua evolução. As próprias células ou tecidos necróticos independente da causa da morte celular – também podem desencadear a formação de mediadores da inflamação. Esse é o caso da inflamação aguda que ocorre após o infarto do miocárdio.
A inflamação termina quando o agente agressor é eliminado e os mediadores secretados são destruídos ou dispersos. Além disso, existem mecanismosanti-inflamatórios ativos que controlam a resposta e evitam que ela cause dano excessivo ao hospedeiro.
Causas da inflamação 
bactérias
vírus ou parasitas
veneno
calor
exposição à radiação
traumatismos, como quebra de um osso
.
sinais cardeais da Inflamação
I. Rubor
II. Calor
III. Edema
IV. Dor


Inflamação aguda
A inflamação aguda é uma resposta rápida a um agente nocivo encarregada delevar mediadores da defesa dos hospedeiros leucócitos e proteínas plasmáticas ao local da lesão. A inflamação aguda possui três componentes principais:
(1) alterações no calibre vascular, que levam a um aumento no fluxo sanguíneo;
(2) alterações estruturais na micro-circulação, que permitem que proteínas plasmáticas e leucócitos deixem a circulação;
(3) emigração dos leucócitos damicro-circulação, seu acúmulo no foco de lesão e sua ativação para eliminar o agente nocivo.
Características principais:
Exsudação de líquido e PTNs (edema)
Emigração de leucócitos;
Predominância: neutrófilos
Curta duração (minutos, horas ou poucos dias);
O extravasamento de fluido, proteínas e células sanguíneas do sistema vascular para o tecido intersticial ou as cavidades corporais é chamado deexsudação. Um exsudato é um fluido inflamatório extra-vascular que possui alta concentração de proteínas, fragmentos celulares. Isso implica uma alteração significativa na permeabilidade normal dos pequenos vasos sanguíneos na área danificada. Por outro lado, um transudato é um fluido com pequeno teor protéico (sendo que a maior parte é composta de albumina). O transudato é um ultra-filtrado do plasmasanguíneo que resulta do desequilíbrio osmótico ou hidrostático através da parede vascular sem que haja um aumento na permeabilidade vascular. O edema significa um excesso de fluido no interstício ou nas cavidades serosas; ele pode ser um exsudato ou um transudato. O pus, ou exsudato purulento, é um exsudato inflamatório rico em leucócitos (neutrófilos, em sua maioria), fragmentos de célulasmortas e, em muitos casos, microrganismos.
Padrões morfológicos da inflamação aguda
Apesar de as reações inflamatórias agudas serem caracterizadas por alterações vasculares e infiltração leucocitária, a severidade da reação, sua causa específica e o tecido envolvido introduzem variações morfológicas nos padrões básicos.

I. Alterações Vasculares: é a alteração do calibre do vasos que resulta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • processo inflamatorio
  • Processos Inflamatórios
  • processo inflamatorio
  • Processo inflamatório
  • Processo inflamatório
  • Pirogenos e o processo inflamatorio
  • processo inflamatório agudo
  • Inflamão e Processo Inflamatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!