processo industrial do leite condensdo

309 palavras 2 páginas
LEITE CONDENSADO

Fabricação

- Resfriamento do leite imediatamente após a ordenha;
- Limpeza e higienização dos equipamentos de resfriamento e de ordenha;
- Controle e prevenção demastite (infecção da glândula mamária das vacas). todo o leite recebido nas fábricas passa por um rigoroso controle no intuito de atestar sua qualidade.

Do campo à mesa do consumidor, são gerenciadastodas as etapas da cadeia produtiva, garantindo a boa procedência do leite e a alta qualidade dos produtos no mercado.

Fases de fabricação do leite condensado

Resfriamento e estocagem

Todo oleite recebido é resfriado a uma temperatura entre 3°C e 5°C em silos isotérmicos de aço inox, até que seja enviado ao processo de fabricação.

Padronização e pasteurização

O leite é padronizadoquanto ao seu teor de gordura. Em seguida, o leite é pré-aquecido e pasteurizado a 75ºC, durante 15 segundos, sendo estocado em silos inox a uma temperatura de 5 a 7ºC. Com a pasteurização, eliminam-semicroorganismos que podem deteriorar o produto e causar doenças ao homem.

Mistura de ingredientes / adição de açúcar

o leite é bombeado até o misturador de açúcar, onde o açúcar será adicionadoao leite por meio de um misturador industrial.

Concentração

A mistura segue imediatamente para a concentração. Através de aquecedor tubular a mistura é aquecida, e vai para o conjunto deconcentrador de 3 efeitos a vácuo. Consiste na evaporação a vácuo de parte da água do leite. O leite possui em média 87% de água e, após este processo, a quantidade de água fica em torno de 27%.Resfriamento e adição de lactase

O leite condensado é resfriado imediatamente à temperatura de 23°C quando, então, é adicionada a lactose esterilizada. A função da lactose é micro-cristalizar o açúcar empequenos cristais imperceptíveis à língua humana, evitando a cristalização do produto no mercado.

Envase

O envase é feito por máquinas dosadoras automáticas, sem nenhum contato manual,...

Relacionados