Processo ensino-aprendizagem analisado sob as concepções pré – formista, empirista e construtivista

1706 palavras 7 páginas
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ANALISADO SOB AS CONCEPÇÕES PRÉ – FORMISTA, EMPIRISTA E CONSTRUTIVISTA

Introdução:

O modo de se conduzir o processo ensino-aprendizagem, leva a concepções resultantes dos papeis atribuídos ao sujeito (aluno) e ao objeto do conhecimento (conteúdos). Neste trabalho apresentamos como esse processo é explicado dentro das concepções Empirista, Construtivista e Inatista.

Concepção Inatista ou Pré - Formista

A teoria inatista se fundamenta em uma concepção de ser humano inspirada na filosofia racionalista e idealista. O racionalismo se norteia pela crença de que o único meio para se chegar ao conhecimento é por intermédio da razão, já que esta é inata, imutável e igual em todos os homens. Para o idealismo, o real é confundido com o mundo das idéias e significados. Dar realidade as idéias, oferecer respostas ideais as questões reais. É a forma de compreender a realidade, na qual o espírito vai explicar e produzir a matéria. Enfatizando os fatores maturacionais e hereditários, essa perspectiva entende que o ser humano é um sujeito fechado em si mesmo, nasce com potencialidades, com dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico.
Uma vez que é dotado de dons divinamente justificáveis, o ser humano, assim entendido, não tem a possibilidade de mudança, não age de forma efetiva e nem recebe interferências significativas do social. Nada depois do nascimento é importante, visto que o homem já nasce pronto, incluindo a personalidade, os valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social.
O entendimento do desenvolvimento é baseado no pressuposto de que, ao aprender, o ser humano aprimora aquilo que já é inato avançando no seu desenvolvimento (o vir-a-ser).É um passo no aprendizado e dois no desenvolvimento. Há uma expectativa de que o ser humano deixe desabrochar suas potencialidades e aptidões. A aprendizagem depende do desenvolvimento.
Na educação o papel do professor é o de

Relacionados

  • Concep es afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar Rota 01 AULA 2
    6708 palavras | 27 páginas
  • Texto 2
    31856 palavras | 128 páginas
  • Manual
    58028 palavras | 233 páginas