PROCESSO EDUCATIVO

Páginas: 6 (1321 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
















processo educativo no contexto histórico
Eixo temático: o uso do método tradicional e historico critico no ambiente educacional



















Colatina
2012















processo educativo no contexto histórico
Eixo temático: o uso do método tradicional ehistorico critico no ambiente educacional












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica:Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Maria de Fátima





Colatina
2012
Sumário


Introdução.......................................................................................................03

Desenvolvimento ..........................................................................................04

Considerações finais....................................................................................06

Referências Bibliográficas............................................................................07






























Introdução


É papel da escola formar cidadãos , dar aos alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso sóacontece, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações, a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, darao aluno condições para se inserir no meio social; é preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.
O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo arefletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.
As informações nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia.
Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa oaprendizado mútuo e repleto de paixão. O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, sempre utilizando-se da crítica no ensino e aprendizagem dos conteúdos.

Os docentes devem se preocupar, também, com a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, é necessário que sejatambém, um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião.





Desenvolvimento

A didática é a disciplina que estuda sobre o processo de ensino em geral. No qual seus conteúdos , formas organizativas de aula, métodos e objetivos se relacionam entre si de modo a criar condições para garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. No entanto, ela busca ajudar o professor naorientação de tarefas de aprendizagem , e até mesmo na direção e organização de aula, proporcionando-lhe, de certa forma sua segurança como profissional.
Porém, não depende apenas da didática, é necessário que o professor mostre que tem habilidade e capacidade de ensinar, para que fique claro aos alunos o que o professor quer passar para eles. Neste ambiente escolar, à existência de grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos educativos
  • Processo educativo
  • Processo educativo
  • Processo educativo
  • processos educativos
  • Abordagens do processo educativo
  • FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO
  • A qualidade escolar no processo educativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!