Processo decisório nos setores público e privado

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 20 de julho de 2012
CRÍTICAS SOBRE O ARTIGO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
O referente artigo enfoca a importância do Processo decisório nos setores públicos e privados, em que embora o poder público tenha uma estrutura diferenciada do poder privado, tem havido inúmeras transformações nas últimas décadas, o que tem exigido que o serviço público tenha qualidade muito parecida com o setorprivado.
O papel do gestor público no processo decisório é de fundamental importância para a eficiência e eficácia dos serviços prestados, isto porque, a motivação, a implantação de políticas de trabalho em equipe, a descentralização de decisões, as políticas de incentivo bem como benefícios aos servidores, só podem ser conseguidos, se o gestor público mantiver uma postura participativa ecompartilhada com a maioria dos funcionários no momento de tomada de decisões.
Uma das principais funções do Estado é criar políticas, que, implementadas pelas diversas organizações públicas ou privadas, garantam o desenvolvimento socioeconômico do país e o bem-estar da sociedade.
As decisões governamentais são expressas por leis e normas destinadas a orientar o comportamento de indivíduos e deorganizações visando o bem-estar coletivo. A Administração Pública brasileira é controlada por uma estrutura jurídica, na qual a Constituição ocupa a posição mais destacada.
A Constituição Federal, no art. 37, caput, trata dos princípios inerentes à Administração Pública: "Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípiosobedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.
No cumprimento ao princípio da legalidade diz-se que "o administrador só pode atuar nos termos estabelecidos pela lei".
O administrador público não pode, por atos administrativos de qualquer espécie (decreto, portaria, resolução, instrução, circular etc.), proibir ou impor comportamento a terceiro, se um atolegislativo não fornecer amparo a essa pretensão.
No âmbito do poder público recorre-se aos ensinamentos de Weber sobre as decisões políticas e para ele elas são influenciadas pela paixão.
Contudo, além da paixão, o líder precisa desenvolver e se guiar pelo seu senso de responsabilidade e avaliar as conseqüências de seus atos. O político analisa, sempre, os interesses e a direção do governo, acorrelação de forças (seu poder real de realizar inovações) e sua capacidade de convencer ou impor sua vontade às pessoas e grupos políticos.
No entanto, mesmo que o sistema estipulado pelas forças políticas teste à não abertura das relações na administração pública, o gestor pode-se utilizar de artifícios de gestão participativa onde as decisões tomadas não são exclusivas dele, sãodescentralizadas e com nenhuma hierarquia.
O processo de decisão neste sentido é compartilhado, motivando a negociação aberta, a discussão pública para tomar decisões.
Mostra-se ainda, que o investimento público afasta-se cada vez mais de um certo ideal universalista, aproximando-se de uma estratégia de intervenção focal, priorizando determinadas clientelas em função da situação de risco ou devulnerabilidade em que vivem.
Embora seja uma grande polêmica, se esta estratégia provoca mais ou menos desigualdade, o fato é que a eleição de determinados grupos sociais ou regiões está baseada exatamente na argumentação da necessidade de diminuição dessas desigualdades. E esse argumento está cada vez mais freqüente na agenda de decisão das políticas sociais.
Tais medidas são inclusive potencializadaspelo próprio debate, presente hoje no país, sobre a incompatibilidade entre o desenvolvimento econômico alcançado e os altos índices de pobreza que ainda ostentamos resultantes da enorme diferença social que atravessa a sociedade brasileira.
Deste modo, torna-se cada vez mais consensual, de se programarem políticas ativas voltadas aos mais pobres.
A lei é seu único e definitivo parâmetro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo decisório no setor público
  • Setor Público e Privado
  • 135463836 Setor Publico E Privado
  • Setor publico e privado
  • O publico o privado e o terceiro setor
  • Diferenças entre setor Publico e Privado
  • Processo Decisório no setor da Indústria
  • Destinação dos recursos públicos para o setor privado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!