Processo de tratamentos do refino do petróleo

Páginas: 8 (1892 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
l
PROCESSO DE TRATAMENTOS E OS OBJETIVOS

OBJETIVO
O objetivo do trabalho de pesquisa foca na aplicação de técnicas de tratamento de refino do petróleo.

PROCESSOS DE TRATAMENTO
Para se remover ou alterar a concentração de impurezas nos produtos de petróleo de forma a se obter um produto comercializável, é usualmente necessário um tratamento químico do produto. Conforme o tratamentoadotado, os seguintes objetivos podem ser alcançados:
a) melhoramento da coloração;
b) melhoramento do odor;
c) remoção de compostos de enxofre;
d) remoção de goma, resinas e materiais asfálticos;
e) melhoramento da estabilidade à luz e ao ar.

Dentre esses, a recuperação de enxofre e a melhoria da estabilidade são determinantes na escolha do processo a ser utilizado.
Podemos citar osseguintes tratamentos:
a) Tratamento DEA/MEA
b) Tratamento Cáustico;
c) Tratamento MEROX;
d) Hidrotratamento.
Por exemplo: o GLP produzido a partir do craqueamento catalítico, por possuir elevado teor de H2S, é submetido a um processo de extração com DEA (dietilamina), que substitui a soda cáustica na extração do H2S, porém não extrai as mercaptans, sendo necessária uma posterior extração com NaOH.O DEA é facilmente regenerável, liberando H2S por simples aquecimento.
Como já vimos, os contaminantes normalmente presentes nas frações geradas pela Unidade de Destilação e pela U-CC causam efeitos indesejáveis no uso dessas correntes.
No caso da Destilação, os contaminantes vêm com o petróleo, e quanto ao Craqueamento (como em qualquer processo de conversão), eles são gerados por reaçõesquímicas.
Os contaminantes presentes nessas frações são compostos Sulfurados, Nitrogenados, Oxigenados e Metálicos.
Comparativamente, os contaminantes Sulfurados se apresentam com mais freqüência e em maiores proporções. Por isso, a redução do teor desses contaminantes nas frações é o alvo dos tratamentos mais utilizados. Tais contaminantes justificam os processos de tratamento, reduzindo o teor aníveis tais que as frações possam ser usadas como produtos comerciais, atendendo exigências de especificações e de qualidade dos produtos.
Já vimos que as frações mais pesadas têm a tendência de conter maiores concentrações de contaminantes. Isso faz com que os produtos do Craqueamento Catalítico (que tem essas frações como carga) sempre sejam tratados. Por sua vez, frações obtidas pela Destilaçãopodem até sofrer ou não tratamento, dependendo do teor de enxofre no petróleo.
Dentre os vários processos de tratamento conhecidos, o escolhido para cada fração depende de dois fatores: a natureza da fração e os teores de contaminantes nela presentes.



TRATAMENTO DEA

O tratamento DEA é um processo específico para remoção de H2S de frações gasosas do petróleo, especialmente aquelasprovenientes de unidades de craqueamento. Ele também remove CO2 eventualmente encontrado na corrente gasosa.
O processo é baseado na capacidade de soluções de etanolaminas, como a dietilamina (DEA), de solubilizar seletivamente a H2S e CO2.
O tratamento é obrigatório em unidades de craqueamento catalítico em função do alto teor de H2S presente no gás combustível gerado.
A operação é realizada sobcondições suaves de temperatura e pressão.
A DEA apresenta grande capacidade de regeneração, e pode ser substituída por MEA (Monoetanolamina) em unidades cujas correntes não contenham sulfeto de carbonila (SCO).
Conforme dito anteriormente, o GLP proveniente do craqueamento catalítico, por possuir elevado teor de H2S, é submetido a um processo de extração com DEA (dietilamina).

TRATAMENTO MEROXEste processo de tratamento, designado Merox, tem como objetivo remover os mercaptanos (tióis) presentes nas correntes de GPL e nafta leve, através de uma extração com uma solução aquosa de soda cáustica. Os mercaptitos de sódio formados são depois removidos da solução de soda cáustica (regeneração da soda) por oxidação com ar na presença de um catalisador, convertendo-se em dissulfuretos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRATAMENTO PARA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – PROCESSO DE REFINO DO PETRÓLEO
  • Processo de Refino do Petróleo
  • Refino de petróleo
  • utilização da água no processo de refino do petróleo
  • Processos de refino de petróleo e processamento de gás natural
  • Refino de Petróleo
  • Refino do petróleo
  • Refino de Petroléo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!