PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA PELE EM MATERIAL IMPUTRESCÍVEL

2467 palavras 10 páginas
2.1 Matérias-primas

2.1.1 Pele

A pele é a estrutura externa do corpo dos animais, constituída em grande parte por água e proteínas. É um material putrescível, ou seja, suscetível ao ataque de microorganismos. A pele exerce função protetora e várias funções fisiológicas, como regular e manter constante a temperatura do corpo. Conforme Figura 1, a pele é constituída por três camadas:

Figura 1: Corte esquemático da pele

• Epiderme: é a camada mais externa e constitui apenas 5% da espessura total da pele. É constituída por pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas, mas seu principal componente é a queratina. O sistema epidérmico é removido nas operações de ribeira.

• Derme: é a camada da pele que será transformada em couro. É constituída de duas partes, como observa-se na Figura 2:

a) Flor: é a camada superior, também chamada de camada termostática. Possui esta denominação por possuir um sistema responsável pela regulação da temperatura do corpo do animal.

b) Raspa: é a camada inferior, também conhecida como camada reticular. É assim denominada por ser constituída por um entrelaçamento de fibras colágenas em todas as direções, em forma de rede, definindo as características físico-mecânicas do couro. Figura 2: Camadas da derme

Ambas as camadas possuem o colágeno como principal proteína constituinte. O colágeno é o substrato químico e mecânico para a produção do couro. Ele apresenta uma estrutura fibrosa, pouca extensibilidade e uma grande resistência à tração. É constituído de 21 tipos de aminoácidos diferentes.

• Hipoderme: Também conhecida como tecido celular subcutâneo, a hipoderme não é considerada como constituinte da pele, e sim como um meio de união desta com os tecidos e órgãos que recobre. Quando a pele é removida do animal, quantidades invariáveis de vasos sanguíneos, nervos, músculos e tecido adiposo permanecem ligados à hipoderme. Esta camada

Relacionados