Processo de renovação do serviço social

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
1. Faça um resumo de sua apreensão acerca do Movimento (ou processo) de Reconceituação no contexto latino americano, tomando por referência as anotações de aula e a revisão literária apresentada na primeira parte do capítulo dois de Silva.

R:O movimento de reconceituação do serviço social latino americano, originou-se a partir da década de 1960, onde o serviço social estava em um processo deruptura com o serviço social tradicional , no Brasil ele teve seu inicio no período da ditadura militar e se prolongou de 1964 ate 1976 e suas correntes de base foram o positivismo e o funcionalismo , a fenomenologia e o marxismo , só com a advento da ditadura militar em total ação na sociedade brasileira e as inúmeras censuras feitas por ele no ar, o pensamento de ruptura do marxismo só pode vimátona no final da década de 1970 e no inicio de 1980.

Não podemos dizer que o movimento de reconceituação foi feito de forma linear , por que entre si, ele traz diversas contradições e vários autores de opiniões antagônicas começaram a comentar sobre esse processo, acreditava-se que para se ter um movimento de reconceituação do serviço social , tinha que ir diretamente no interior da profissão,para que pudesse haver modificações nas propostas da profissão e dar conta das pressões sociais do setor popular, que estavam se mobilizando dia após dia em virtude das conseqüências das desigualdades sociais , devido acumulação capitalista.Esse movimento de reconceituação na America latina teve um contexto de impor aos assistentes sociais a total necessidade de ruptura com o caráter conservador, que deu origem a profissão, e teve como linha de pensamento a principal necessidade de uma nova proposta profissional , olhando diretamente para o proletariado que constituíam a maioria da clientela do serviço social.


2. Sintetize cada uma das cinco teses constitutivas do Movimento de Reconceituação. Escolha uma e fala uma reflexão crítica articulando-a à realidade atual do Social Socialbrasileiro.

R:No Brasil o movimento de reconceituação foi sustentado por 5 teses, com objetivo de ruptura com os serviço social tradicional ,colocando em pratica a não neutralidade da ação profissional , e a esperança de estabelecer um vinculo com o proletariado com um objetivo se se fazer alguma transformação social , observando sempre que o processo de renovação do serviço social é umprocesso histórico, com isso estava em constante transformação, e a preocupação central dos autores é de encontrar novas alternativas para prática profissional, que vamos expor a seguir.

Tese 2.1 :Esforço de superação do serviço social tradicional

Que tinha o seu fundamento estrutural no FUNCIONALISMO, essa tese não só tem esse objetivo como também de mostrar sem dúvidas o questionamento doprocesso metodológico do serviço social, que não estava dando conta das questões sociais existentes.

Tese 2.2: Desvelamento da dimensão político, ideológico da profissão e explicitação do caráter contraditório de sua prática

Com base nessa tese o movimento de reconceituação do serviço social se cria e vai se desenvolvendo, é quando começa se ter uma identificação político-ideológico da profissãopelo capital, e com total negação de uma prática conservadora, mostrando um compromisso social com as classes empobrecidas,tem seu caráter contraditório na prática profissional, quando mostra a necessidade de questionamento das normas que orientam a clientela , que estava em um processo de adaptação social, rompendo com a pratica de controle e dominação , visando os interesses dos menosfavorecidos.







Tese 2.3: Vinculação da ação profissional com as classes populares e transformação social como horizonte da prática do serviço social

A analise da tese se dá com objetivo de questionar as estruturas sociais , as questões sociais , lutando por um serviço social com as suas praticas de trabalho , atrelado a luta de classes.


Tese 2.4: Redefinição do trabalho institucional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avanços trazidos do processo de renovação para o Serviço Social
  • TRAÇOS DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO E EROSÃO DO SERVIÇO SOCIAL
  • O processo de renovação do serviço social. documento de teresópolis.
  • Renovação do serviço social
  • proceso de renovação para o serviço social
  • Renovacão e conservadorismo no serviço social
  • Renovação do Serviço Social
  • Renovação e conservadorismo no serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!