Processo de renovação do serviço social

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Universidade Federal do Amazonas-UFAM
Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia- ICSEZ
Curso de Serviço Social
Professora: Maria de Lourdes Ferreira
Acadêmicos: Andréia Castro, Luciano Santos, Nayara Maura, Raissa Fernandes, Rodrigo Magno e Taynessa Pontes.

Estudo Dirigido
1) Qual o objetivo do texto?
O texto “o processo de renovação do serviço social” tem como objetivofornecer esclarecimento do processo de renovação experimentado pelo serviço social no Brasil entre os anos sessenta e oitenta. A renovação do serviço social aparece neste texto (Paulo Netto), como uma resposta construída pelos assistentes sociais nas redes de relações que se entretecem na interação profissionalidade/sociedade. O assunto foca o serviço social no contexto das transformações e tem comotema central; O processo de renovação do serviço social que segundo Paulo Netto se desenvolveu em três direções que são: A perspectiva modernizadora; a perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura.
2) Qual a idéia central do autor?
A idéia central do autor neste texto, se faz no sentido de fornecer um contributo ao esclarecimento do processo derenovação experimentado pelo Serviço Social no Brasil entre os anos 60 e 80, no nível de suas formulações a que convencionalmente se denomina “teorização”.
3) Destaque, de forma sintética, os traços do processo de renovação do serviço social apontadas pelo autor.
Segundo Netto, eles incidem em dois em dois traços constitutivos do processo de renovação se destacam. O grau de abrangência das discussõesteóricas e as formas organizativas . O grau de abrangência que comparece no empenho de validação teórica do Serviço Social apresenta uma complexa desconhecida anteriormente trate-se quer do universo temático que envolve, quer das referências culturais de que se socorre. Na preparação e realização de colóquios, seminários, encontros e congressos profissionais-- de que a categoria profissional épródiga--, não se registra somente um alargamento (global) da participação de profissionais ou um progressivo aprofundamento das temáticas, tratadas com um nível de problematizarão crescente. Antes o que se constata é a redução cada vez mais sensível do seu caráter superficial de “celebração da profissão”. O papel das instâncias organizativas, pois, também se modifica: entidades que tradicionalmentetinham referendadas as suas propostas nesse processo vêem- se em xeque e são obrigadas a estabelecer uma nova sintonia com parcelas importantes da categoria profissional — tanto no que diz respeito a questões corporativas como, e este é o ponto importante, as temáticas de outra natureza (teórica, ideológica e política).
4) Comente o que o autor trata no texto a respeito da erosão do Serviço Social“tradicional” no Brasil e na América Latina.
A instauração da Autocracia Burguesa criou suporte históricos sociais para a evicção do Serviço Social Tradicional mais, Segundo Netto vai ser apartir da segunda metade da década de 50 que se desenvolvem um rol de vetores que vão desenhar o processo da crise que vai derruir as bases das formas tradicionais ddo exercício profissional, pois é no finaldos anos 50 que o Brasil está em plena era de desenvolvimento, de industrialização pesada que colocava demandas de intervenção sobre a questão social que desbordavam as práticas profissionais que os assistentes sociais brasileiros estavam cristalizando.
Segundo Paulo Netto para detectar a erosão do Serviço Social “tradicional” três elementos são relevantes: primeiro, o reconhecimento de que aprofissão ou se sintoniza com as solicitações de uma sociedade em mudança e em crescimento ou se arrisca a ver o exercício relegado a um segundo plano; em conseqüência, levanta-se a necessidade de aperfeiçoar o aparelhamento conceitual do Serviço Social e de elevar o padrão técnico cientifico e cultural do profissionais desse campo de atividades; e a reinvidicação de funções na programação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de renovação do serviço social
  • Avanços trazidos do processo de renovação para o Serviço Social
  • TRAÇOS DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO E EROSÃO DO SERVIÇO SOCIAL
  • O processo de renovação do serviço social. documento de teresópolis.
  • Renovação do serviço social
  • proceso de renovação para o serviço social
  • Renovacão e conservadorismo no serviço social
  • Renovação do Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!