PROCESSO DE PRODU O DA CACHA A EM ALAMBIQUE DE COBRE

932 palavras 4 páginas
PROCESSO DE PRODUÇÃO DA CACHAÇA EM ALAMBIQUE DE COBRE
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA.

2. SUBTEMA
A indústria de processos químicos: um estudo de caso.
3. CONTEXTUALIZAÇÃO
O termo cachaça refere-se a: “denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48% em volume, a 20°C obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares” (GARBIN; BOGUSZ; MONTANO, 2005).
Por ser a cachaça a primeira bebida destilada mais consumida no Brasil e a terceira no mundo, o Governo Federal decidiu patenteá-la como uma bebida genuinamente brasileira. Desencadeou-se, com isso, um processo de valorização da bebida com o objetivo de estimular o aumento da produção e a melhoria da qualidade visando à expansão do mercado externo (LIMA et al., 2006). Além disso, o mercado de cachaça vem passando por transformações como a quebra do preconceito e a popularização da bebida nas classes sociais mais elevadas (FERREIRA, 2013).
A cachaça artesanal é produzida em alambique de cobre, material este que confere melhor qualidade ao produto e retira alguns odores desagradáveis, quando comparado aos alambiques confeccionados com outros materiais como, por exemplo, o aço inox; porém podem contaminar o produto quando o manejo da produção é inadequado (LIMA et al., 2006).
Conforme Figura 1, o processo produtivo da cachaça pode ser resumido pelas seguintes etapas: colheita e moagem da cana-de-açúcar onde seu caldo é centrifugado, decantado e filtrado. Logo após o caldo é submetido à fermentação e em seguida o resultado desta fermentação é levado à destilação em alambiques de cobres, a partir do qual se obtém a cachaça. Por último essa cachaça é submetida à filtragem para então ser engarrafada, distribuída e comercializada (FERREIRA, 2013).

Figura 1 – Fluxograma de produção da cachaça (FERREIRA, 2013).

4. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO
A cachaça produzida em alambiques de cobre tem grande

Relacionados