Processo de produção fiat automóveis

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
PROCESSO DE PRODUÇÃO FIAT AUTOMÓVEIS

A Fiat Automóveis que valoriza a transparência, coerência, ética e exigências consigo mesma, sempre numa constante busca de sempre produzir o melhor. A Fiat valoriza as pessoas e respeita o ambiente como um todo para crescer diante de uma sociedade mais justa e com perspectivas de futuro.

Podemos perceber que na visita técnica realizada naFiat, onde podemos conhecer desde a chegada das peças para produção ate o produto final me teste.

Começando pela fabricação do motor dos carros, no qual a entidade desenvolve os motores em varias etapas, sendo que primeiramente passa pelo acabamento, logo após vem a montagem de cada peça e teste das mesma para averiguar a qualidade e durabilidade do produto, passando por ultimo pela faseda união do motos câmbios, em seguida sendo enviado para ser acoplado na carroceria.

O que podemos perceber que o motor por ser a peça principal de um veiculo, a Fiat apena monta as peças, nas quais são compradas de terceiros e desenvolvidas por terceiros, mas o teste final e finalização do produto toda e feita na organização para prevenir que o novo modelo cai no mercado antes dolançamento.

Já nas prensas, podemos perceber que antes de chegar a prensa robotizada, o custo e tempo de produção de uma peça do carro demorava em media a 1 hora, por se um manual e depender de dois funcionários, fazendo assim com que o custo da produção das peças da carroceria fosse bem alto. Já a prensa robotizada demora em media 60 segundos para fazer uma chapa, não tendo o manuseio manual.Isto aumentou o custo, por ser uma peça que a manutenção seja alta, mas mesma assim aumento a produção diária não tendo estoque na fabrica de carroceria.

Já as aparas de aço não aproveitadas no processo são descartadas e transformadas em sucatas e em seguida reprocessadas, preservando assim o meio ambiente.

Em seguida o veiculo é enviado para a funilaria, onde todas as peçasfabricadas pela prensa são unidas tomando formas. Essas peças são soltadas por mãos robotizadas, que fazem a união da carroceria, em seguida sendo enviada para o processo chamado Marcherone, que seria o maquinário que faz o ponto de solda final que dura em torno de 1 minuto, onde a maioria das soltas são feitas manual, nisso este ponto de solta da mais segurança ao veiculo. Logo após os veículos passampor um pro cesso de revisão.

Todas as peças produzidas peça prensa são utilizadas no dia, pois o galpão não suporta fazer estoque de peças, podendo assim ficar no Maximo dois dias em estoque pois o custo da chapa de aço gera oscilação no mercado diariamente, podendo assim influenciar no preço final do produto ao chegar no mercado.

Em relação ao custo a Fiat tem a obrigação defazer a armazenagem de peças de veículos que não são mais fabricados para garantir ao cliente por um período em caso de troca. Isto gera um menor custo o armazenamento, pois se fosse preciso fabricar apenas uma unidade da peça o custo seria altíssimo, pois tiraria a prensa de seu layout de montagem atual para readaptar a esta peça.

Chegando a pintura da carroceria, que seria um dosprocessos de maior cuidado , pois tem todo um processo de proteção que deve ser aplicado contra corrosão e uma maior resistência e qualidade gerando assim um embelezamento e estética com qualidade. Durante a aplicação que é toda robotizada onde liberam partículas e gases, todos são coletados e filtrados por um córrego de água que fica em torno da área de pintura que capta todas as partículas de tinta,onde são enviadas para um equipamento importado que elimina as substancia poluentes, podendo assim a água ser reutilizadas em outras etapas do processo e em toda a fabrica em prol ao trabalhadores.

Tudo isso reduz um custo menor em consumo de água e em relação ao poluição da atmosfera, gerando assim um processo de montagem e pintura mais econômico e eficaz ao meio ambiente.

Já no galpão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fiat Automóveis
  • Trabalho fiat automoveis
  • Fiat automoveis s.a.
  • Historia da Fiat Automoveis
  • Teorias da Administração na empresa Fiat Automóveis
  • planejamento estratégico da producao de automoveis
  • Processo de decisão na compra de um automóvel
  • Gerência de Operações JUST IN TIME

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!