Processo de Produção do Açúcar

Páginas: 16 (3774 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNITEC - Escolas Integradas de Paracatu
Curso Técnico em Açúcar e Álcool








Processo de Produção do Açúcar





RENATA BARCELAR DOS SANTOS




Paracatu - MG
Agosto - 2013

1 Introdução
A Cana de açúcar é uma das culturas agrícolas mais importantes do mundo tropical gerando centenas de milhares de empregos diretos. É uma importante fonte de renda edesenvolvimento.
O processo de produção tem inicio a partir do plantio da cana de açúcar, matéria-prima adequada e que garante simplicidade e economia ao processo, basta extrair-se o caldo do colmo da cana e fermentar a sacarose nele contido, para obter-se o etanol, levando em consideração o rendimento industrial como aspecto mais relevante.
Para se obter um bom resultado da lavoura de cana deaçúcar é preciso que as etapas de implantação sejam feitas de forma eficaz; escolha do local, análise de solo, preparo do solo; variedade adequada para a região e para o fim que se destina. Controle de pragas e doenças e a proteção da lavoura. A Evolução tecnológica do cultivo da cana de açúcar é constante, mas diferenciada segundo os interesses e as estratégias das empresas.


2 A importânciada matéria prima
A matéria prima tem que satisfazer um conjunto de requisitos de qualidade para que a indústria ao processá-la seja capaz de obter uma produção estável na qualidade e eficiência. Verifica-se que há uma variação natural de parâmetros, que deve ser compatível com o processo. Neste contexto, quanto melhor e mais adequadas forem às condições de cultivo, melhor poderá ser a qualidadeda matéria prima.
A qualidade da cana de açúcar se resume nos seguintes aspectos:
Conteúdo de sacarose.
Presença de matérias estranhas.
Tempo de corte.
Tempo de queima.

3 Transporte da cana
O transporte da lavoura até a unidade industrial é feita por caminhões. Cada carga transportada pesa aproximadamente 16 toneladas
Hoje há caminhões com capacidade de ate três ou quatro carroceria emconjunto, aumentando muito a capacidade de transporte. Depois de cortada e transportada para a usina; a cana de açúcar é enviada para a moagem, onde se inicia o processo de fabricação do etanol.

4 Moagem
A Extração do caldo pode ser feita por moagem ou difusão. A cana que chega á unidade industrial é pesada para controle agrícola e industrial
A cana é analisada no laboratório de sacarose parasistema de pagamento aos fornecedores de cana. A cana e descarregada e armazenada no pátio de cana. A cana é processada o mais rápido possível, considerando que esta por sua vez é uma matéria prima sujeita a contaminação e consequentemente de fácil deterioração.
Assim após a pesagem a cana é levada na mesa alimentadora para retirar a terra proveniente da lavoura. Um índice tolerável de matériasestranhas na lavoura e de 3% passa por picadores que trituram os colmos preparando a cana para a moagem. Neste processo as células da cana são abertas sem perda do caldo. Após o preparo a cana é desfibrada e enviada á moenda para ser moída e extrair o caldo. Na moenda, a cana desfibrada é exposta entre rolos submetidos a uma pressão de aproximadamente 250 kg/cm. Expulsando o caldo do interior dascélulas este processo é repetido por cinco vezes continuamente. Adiciona-se água numa proporção de 30%. A isto se chama embebição composta, cuja função é embeber o interior das células da cana diluindo o açúcar ali existente e com isso aumentando a eficiência da extração, conseguindo assim extrair cerca de 94% do açúcar contido na cana.O caldo extraído vai para o processo de tratamento do caldo eo bagaço para as caldeiras.







5 Fluxograma de processo-Tratamento do caldo















(Figura 1)







6 Tratamento do caldo
Após passar pelo tratamento primário de peneiração, o caldo e submetido a um tratamento mais completo que implica na adição de cal, aquecimento e posterior decantação, tratamento semelhante aquele utilizado na fabricação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de produção da cana-de-açucar
  • processo de produção açúcar
  • Controle de produção e processos
  • PROCESSO DE PRODUÇÃO, ARMAZENAGEM E TRANSPORTE DA CANA-DE
  • Produção do açúcar
  • Produção de açúcar
  • Produção de açucar
  • produção do açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!