processo de produção celulose

Páginas: 15 (3700 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013


TECNOLÓGICO E AMBIENTAL DA AMAZÔNIA - ITAM
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ENDERSON MARQUES DO CARMO
JAQUELINE TEIXEIRA COSTA
MÁRCIA ONEIDE SILVA MACHADO
JÉSSICA LUANA SILVA DOS REIS
OLAVO PINHEIRO FARIAS
WALDEIR SALES VALLE


PROCESSO INDUSTRIAL: Desenvolvimento do Fluxo de Produção de Celulose e Papel


Trabalho entregue como quesito avaliativo parcial daDisciplina: Princípios de Tecnologia Industrial (PTI) orientado pelo Prof. Adm. TST. Denes J. Nunes.










Belém-PA,
09/07/2013
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar o desenvolvimento do Fluxo de Produção de Celulose e Papel dentro do processo fabril observando todas as etapas até chegar o produto final.
Na elaboração deste trabalho faremos as definições acerca doprocesso da produção de celulose e papel (principais conceitos da área pesquisa, estilo de glossário, em tópicos), analizaremos a situação atual do mercado (Especifico para Área Pesquisada, dados de venda, consumidores, pode ser desse ano ou outro momento, etc...), descrição do processo fabril e apresentação do fluxograma, principais máquinas e equipamentos usadas no processo industrial, análise de riscodo processo (descrever através de tabelas, fases do processo, risco e prevenção), observaremos as normas regulamentadoras aplicáveis ao processo de produção (relacionar as normas regulamentadoras aplicáveis ao processo, justificando o porquê de sua aplicação) e por fim concluiremos o trabalho de modo apresentar os objetivos gerais e específicos que foram alcançados pela equipe, bem como a opiniãodo trabalho para o desenvolvimento profissional de nós futuros Técnico de Segurança do Trabalho.


















2 DEFINIÇÕES


Aparas

Sobras resultantes dos cortes finais de acabamento das folhas ou rolos de papel. Na indústria de celulose e papel, também são chamados de aparas
papéis já usados, recolhidos para reciclagem.


Arrancamento

É a ruptura dasuperfície do papel durante impressão. Ocorre quando uma força de tração perpendicular externa, aplicada à superfície, é maior que a coesão do papel.


Aspereza


É o grau de irregularidade da superfície do papel, em relação a outra superfície idealmente lisa e plana.


Brancura

É a propriedade que indica a impressão visual do branco em uma determinada amostra, incluindo os alvejantesóticos e corantes.


Branqueamento

Operação composta de uma seqüência de tratamentos físico e químico, que visa aprimorar as propriedades das pastas a ela submetida. O mesmo que alvejamento.


Caixa de entrada

Caixa localizada na cabeceira da máquina de papel, que distribui uniforme e continuamente a massa diluída em toda a largura da tela da mesa plana.


Caixa de sucção

Caixas devácuo, localizadas debaixo da tela e no final da mesa plana, com a finalidade de retirar água, ainda em abundância, da folha que se vai formando sobre a tela.

Calandra
Conjunto de rolos superpostos, entre os quais passa o papel, de forma a lhe proporcionar uma superfície mais lisa ou acetinada. A calandra pode pertencer ao conjunto da máquina de papel, ou ser um equipamento à parte
Caldeirade recuperação
Equipamento onde se queima a lixívia, ou licor negro, visando ao aproveitamento de algum composto químico e à geração de vapor
Celulose
Material fibroso obtido da madeira ou de outros vegetais, depois da remoção da lignina e demais componentes. Na indústria de celulose e papel, muitas vezes refere-se à massa celulósica. O mesmo que polpa.
Colagem
Propriedade do papel deresistir à penetração de líquidos, principalmente água.
Densidade
É o peso em gramas de 1 cm cúbico de papel, e é determinado a partir da gramatura e espessura
Depuradores
Equipamentos removedores de sujeira e rejeitos de massa
Destintamento
Operação de remoção da tinta de papéis para reciclagem. Atualmente inclui as etapas de seleção, desfibramento, cozimento, lavagem, branqueamento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de produção de celulose
  • PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
  • Produção da Celulose
  • Processo celulose
  • Processo da celulose
  • Produção de acetato de celulose
  • produção de fardos de celulose
  • Produçao de papel e extraçao da celulose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!