Processo de papel real ando Termodin mica

792 palavras 4 páginas
Caldeira de Recuperação na Produção de Papel

Nome: Anabela Martins Domingos - 20131904 Andérsia Sankyna De Paula Ferreira – 2013087
Resumo
Na abordagem de aspectos termodinâmicos, é necessário ter determinadas teorias bem evidentes, desta forma devemos sempre enunciar que: “Para que um sistema realize conversões de calor em trabalho, ele deve realizar ciclos entre uma fonte quente e fria, isso de forma contínua. A Lignina tem um alto poder calorífico e a solução alcalina onde ela está dissolvida é utilizada como combustível nas caldeiras para geração de energia, sendo também o principal resíduo das indústrias de celulose.
Introdução
O papel está hoje incorporado ao nosso dia-a-dia em múltiplas utilizações, com tendências a aumentar a sua utilização. O sector de papel e celulose gera a maior parte da energia consumida em seus processos pela queima de combustíveis como biomassa e licor negro, sendo este último o mais utilizado entre eles. A caldeira de recuperação no processo de produção de papel é um equipamento preponderante, uma vez que para além de efectuar a produção da parte inorgânica do subproduto do processo produz a maior parte de vapor e energia necessária para o funcionamento da fábrica, viabilizando este tipo de indústria tanto no ponto de vista económico e ambiental.
O presente trabalho teve como foco a reconversão do licor negro (licor resultante do processo de cozimento da madeira) utilizando uma caldeira de recuperação.

Metodologia
Após o cultivo, crescimento e colheita das florestas plantadas, a madeira é descascada e picada em pequenos pedaços, chamados cavacos. Estes cavacos passam por processos físicos ou químicos para separar a lignina, a celulose e a hemicelulose que constituem a madeira.O principal processo químico trata a madeira em um digestor, com hidróxido de sódio e sulfeto de sódio, que dissolvem a lignina e liberam a celulose como polpa de maior qualidade. Este processo, denominado Kraft, libera o chamado ‘’ licor negro’’, que

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas