Processo de liderança e maturidade no processo

Páginas: 8 (1770 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
1. Sinopse:
Baseado numa história real, este filme seguido de acontecimentos dramáticos ocorreu em Alexandria, no Estado da Virgínia em 1971. Herman, um técnico negro de futebol americano, é contratado para trabalhar com um time integrado de duas escolas colegiais, os 'Titãs'. Herman tem que enfrentar a indiferença dos jogadores e um frio relacionamento com seu assistente Bill Yoast, umtécnico branco que perdeu a vaga para ele. É bem claro que a hostilidade de Bill é por estar subordinado a um homem negro. Os dois aprendem que têm muito em comum e se concentram em fazer do time um campeão.

Artigo: Processo de Liderança e Maturidade no Processo

Objetivo do artigo é verificar se o processo de liderança promove relações maduras dentro do Grupo de Pesquisa em Práticas Interativas eComplementares - GPTIC do Projeto Amanhecer da UFSC e até que ponto as novas concepções de liderança contribuem para a promoção de relações maduras dentro do grupo.

Introdução

Dentro das organizações existe um processo de Perpetuação de imaturidade, processo que, segundo Sievers(1994), ocorre sob forma de uma cumplicidade inconsciente entre líderes e liderados.

Na versão dual de liderança,em que o líder é visto como herói, este acaba sendo continuamente deificado (transformado em deus), e sua contraparte – os seguidores – acabam sendo reificados (transformados em coisas), tornando-se objetos para consecução da visão daquele.

Na medida em que homens e mulheres não são maduros o suficiente, eles se sentem mais confortáveis em se fazerem dependentes, ensejando assim estrutura deliderança para suprir essa necessidade dependência.

A liderança ocorre no trabalho interdependente, e nas relações recíprocas e mútuas entre os diversos atores e elementos do sistema.

2. Dimensões da maturidade

O conceito de maturidade tem uma abrangência tal que envolve as diversas capacidades do indivíduo encarar sua realidade externa e interna, e sua capacidade de agir diante domundo que o cerca.

Na literatura psicanalítica, a criança no começo da vida sofre ansiedades relacionadas a morte e aniquilação, as ansiedades persecutoras. Durante esta fase ela opera sob a posição esquizóide-paranoide. Para suportar essa posição ela desenvolve mecanismos de defesa, dividindo objetos em bons e maus, introjeção, projeção, idealização, negação. O objeto passa a ser umperseguidor.

Outra posição identificada pelos autores é a posição depressiva. O objeto é amado, apesar de sua partes ruins.

Há uma fase de construção do ego que reflete a necessidade de defender contra as ansiedades persecutórias.

As posições esquizóide-paranoide e a depressiva continuam fazendo parte da vida emocional dos adultos.

FILME: Ações autoritárias do técnico Herman Bone, inclusivequando ele conhece Garry, um dos jogadores do time. Ele diz a Garry que ele era a Lei, o Pai, e caso Garry não aceitasse, estaria fora do Time.

Membros da organização compartilham ansiedades em comum, criando um sistema de defesa que é internalizado pelos indivíduos. Logo a maneira que as organizações apóiam ou desgastam a capacidade de manter uma realidade psicológica de conexão entre pessoas eos eventos ao redor delas, influencia a habilidade das pessoas pensarem e colaborarem (KRATZ, 1998). O estado caracterizado pela posição esquizóide-paranoide leva a um modelo de pensamento e de experiência caracterizado de culpa, sentimento de bode expiatório, idealização, perseguição e outra percepções distorcidas, que comprometem o relacionamento interpessoal e levam a um modelo de pensamentorígido e a perda da criatividade.

Sob a posição depressiva, os indivíduos experimentam a si mesmos e aos outros como totalmente integrados, aumentando a habilidade de integrar experiências em pensar e em colaborar significativamente que vai além da necessidade de sobrevivência e autoproteção.

FIME: O técnico Bill Yost, aceita treinar o time junto com o técnico Boné (negro). Somam suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de Maturidade de Processos
  • Maturidade em processos de ti
  • Liderança e sua influência no processo organizacional
  • Lideranca e Processo Decisório
  • A liderança no processo de mudança organizacional
  • Evolução, liderança e comunicação no processo decisório
  • Gestão de Pessoas e Liderança – Processo Seletivo
  • Evolução, liderança e comunicação no processo decisório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!