Processo de inje o de termopl sticos com aux lio de g s

2385 palavras 10 páginas
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Processo de injeção de termoplásticos com auxílio de gás.
A tecnologia de moldagem por injeção auxiliada por gás se encontra tecnicamente bem desenvolvida, e é aplicada de modo economicamente viável a muitos anos pois, permite a redução de peso no produto e de tempo de ciclo.
Na moldagem por injeçaõ auxiliada por gás, o nitrogênio é injetado sob alta pressão no polímero fundido, antes do preenchimento completo do molde. O gás desloca a resina fundida desde o núcleo da peça moldada e a comprime contra as paredes da cavidade, o que cria um vázio na peça, fazendo com que a quantidade de material usado e o peso da peça moldada diminuam consideravelmente. Após a solidificação da peça moldada, o gás é liberado.
Um importante campo aplicação da injeção auxiliada a gás, é a produção de peças com paredes finas e formato tubular como manoplas , alças de teto, maçanetas, torneiras, gabinetes de televisores e telas de computadores, por exemplo.
No caso de peças ocas, quanto mais se conseguir reduzir a espessura da parede da peça sem comprometer suas propriedades mecânicas, maior a economia da matéria-prima e ainda, obtém se um resfriamento mais rápido da peça moldada.

Na figura , componentes ou peças ocas .
Outros campos para utilização, são a manufatura de peças em formato plano com grande área e ainda planas com pontos espessos , reduzindo significativamente, ou até mesmo suprimindo totalmente distorções e pontos de afundamento, melhorando portanto, a qualidade do componente moldado.
É uma alternativa vantajosa quando comparada à injeção convencional em determinados casos como por exemplo na fabricação de para choques, gabinete de automóveis e peças com design complicado . Frequentemente podem ser usadas injetoras com forças de fechamento reduzidas.

Na figura , o canal vazado no puxador é formado pela introdução de gás durante a moldagem por injeção.

Considerações sobre o processo de injeçaõ

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas