Processo de forma o do autoritanismo brasileiro p s 64

1075 palavras 5 páginas
Processo de formação do autoritarismo brasileiro pós 64
Inez de Oliveira

O objetivo desta resenha é refletir sobre o processo de conversão do "regime autoritário" brasileiro no pós-64, que na verdade, um sistema político que se definia, inicialmente, muito mais por suas características negativas do que por suas instituições específicas: anticomunista, antipopulista, e adepto de um moralismo reformador bastante vago, "contra a corrupção" em regime ditatorial-militar no pós-68.
O golpe de 1964 é resultado de um "autoritarismo de crise" e não de um projeto das Forças Armadas para se constituir como grupo politicamente dirigente, a militarização do sistema político e o controle estrito da cena política pelas Forças Armadas foram antes um processo que um fato e esse processo de militarização do sistema estatal é simultâneo ao processo de centralização do poder decisório na cúpula do executivo federal e a sua causa mediata
O ano de 1968 é, assim, uma data fundamental na evolução política do regime ditatorial-militar brasileiro. Dois eventos – opostos entre si – são representativos dessa dinâmica processual e contraditória: a "Passeata dos Cem Mil" e o "Ato Institucional n. 5". A Passeata, em 26 de junho, no Rio de Janeiro, resume a disposição de vários setores sociais para confrontar o processo de militarização do Estado, a política econômica "recessiva" e a restrição das "liberdades". A oposição política, até então difusa e desarticulada, incapaz de ser representada pela Frente Ampla, assume aí uma característica de "massa". O AI - 5, em 13 de dezembro, simboliza o ponto decisivo de inflexão do regime e o momento paradigmático do processo de reforço da centralização militar do poder de Estado. As causas principais, da edição do AI-5, logo, da vitória da extrema-direita militar, e, portanto, do fracasso político do movimento oposicionista na conjuntura de 1968.
Ainda que as Forças Armadas não possuíssem de antemão um "projeto" (de governo, para o país etc.), a

Relacionados