Processo de formação da imagem radiográfica

Páginas: 12 (2875 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Vanessa Moreira

AVALIAÇÃO DO EFEITO RADIOPROTETOR DA
CARNOSINA (β- ALANIL 1- HISTIDINA) NA
REPARAÇÃO TECIDUAL

AVALIAÇÃO DO EFEITO RADIOPROTETOR DA
CARNOSINA (β- ALANIL 1- HISTIDINA) NA
REPARAÇÃO TECIDUAL

ÍNDICE

INTRODUÇÃO3

REPARAÇÃO TECIDUAL E RADIAÇÃO IONIZANTE8

CARNOSINA11

DISCUSSÃO15

CONCLUSÕES18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24

INTRODUÇÃO
A descoberta dos raiosX pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, em novembro de 1895, possibilitou avaliar, por meio das imagens radiográficas, as estruturas internas dos organismos vivos, fornecendo detalhes da constituição e estrutura anatômicas as quais, até então, somente eram visualizadas pela dissecação em cadáveres. As radiações ionizantes são freqüentemente utilizadas com finalidade terapêutica e dediagnóstico. A possibilidade do uso da radiação X provocar efeitos deletérios nos organismos vivos foi observada logo após a sua descoberta, quando Emil H. Grubbé, fabricante de Tubos a vácuo apresentou, em 1896, uma dermatite localizada em sua mão, a qual foi considerada como sendo causada pela excessiva exposição aos raios X.
As radiações são chamadas de ionizantes porque têm a propriedade de removerelétrons das órbitas dos átomos; esses elétrons podem incorporar-se a outros átomos, tornando-os instáveis. O mecanismo de ação das radiações ionizantes pode ser direto e indireto.
Direto, quando a energia liberada pela radiação atinge diretamente as macromoléculas (ácidos nucléicos e proteínas) das células, e de maneira indireta, quando a energia atinge a molécula da água, ocasionando aradiólise, formando radicais livres altamente reativos que, além de reagirem entre si, podem em presença de oxigênio, provocar interações com enzimas, proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucléicos. Isso resulta em alterações bioquímicas e metabólicas, dando origem aos efeitos biológicos que podem ser somáticos e/ou genéticos. A interação da radiação com a matéria, o seu poder de penetração e asua velocidade fazem com que as radiações ionizantes sejam classificadas em corpusculares e eletromagnéticas. As radiações corpusculares ou de partículas são originárias de desintegrações nucleares ou então produzidas artificialmente e se caracterizam por possuírem massa e carga elétrica. As radiações eletromagnéticas são desprovidas de massa, sendo a emissão e transmissão de sua energia em forma deondas através do espaço e da matéria. Um tipo de radiação eletromagnética muito utilizado em radioterapia é a radiação gama, altamente energética, com alto poder de penetração, podendo ser gerado pelo isótopo radioativo de cobalto, sendo utilizado o termo cobaltoterapia.

A Radiobiologia, que estuda os fenômenos decorrentes da interação das radiações com os sistemas biológicos, tem sido muitopesquisada, na tentativa de se explicar o mecanismo de interação da radiação com a matéria viva, para minimizar os indesejáveis efeitos biológicos. Os radioprotetores têm a propriedade de proteger o tecido vivo ou, pelo menos, diminuir os danos a ele causados pela radiação. O mecanismo de ação destas substâncias ainda não está claro, porém alguns autores, sugerem que a ação é decorrente da ligaçãoquímica entre o radioprotetor e os radicais livres produzidos pela radiação, possibilitando certa proteção aos tecidos vivos ou pelo menos diminuindo os danos causados pela radiação.

A carnosina é um dipeptídeo que foi descoberto em 1900 por Gulewitch & Amiradzib de um extrato da carne e sua estrutura química foi determinada como β- alanil 1-histidina por Vigneaud. Pesquisas têm reveladoque a carnosina estimula o processo de reparação dos tecidos vivos e tem capacidade de proteger a peroxidase e lisozimas de serem inativadas pelos radicais livres. Além disso, diversos autores afirmam que a carnosina previne a peroxidação do sistema de membranas, atuando como antioxidante solúvel em água, protegendo a membrana celular do efeito da oxidação. Tendo em vista as propriedades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação da imagem Radiográfica
  • Formacao de imagens radiograficas
  • formação da imagem radiografica
  • Formação da imagem
  • Formação de imagem
  • Formação de imagens por espelhos concavos
  • Formação de imagem digital
  • Geometria da formação da imagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!