processo de fabricação do lapis de madeira

Páginas: 11 (2705 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

ENGENHARIA AMBIENTAL
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA AMBIENTAL



LAPIS DE COR
História, Processo de Fabricação, Legislação Dentro da Empresa
Faber-Castell.






Acadêmicos:
Lucas Momesso Fernandes
Pedro Vitor Souza Rocha





PRESIDENTE PRUDENTE
2014
Resumo
No presente trabalho será exposto todo o processo de fabricação de lápis pela empresa Faber-Castell,analisando seu sistema de produção, sistema de gestão ambiental, sua gestão de resíduos sólidos, certificações que a empresa possui, além de apresentara politica nacional de meio ambiente e o código florestal brasileiro, afim de saber se a mesma segue as normas estabelecidas pelo governo nacional
.SUMÁRIO

1. Introdução 1
2. Objetivos 2
3. Desenvolvimento 3
3.1 - O Processo de Produção da EmpresaFaber-Castell 3
3.2 - Politica Nacional do Meio Ambiente 4
3.3 - Reflorestamento 6
3.4 – Sustentabilidade na Produção 7
3.5 As Certificações da Empresa 8
3.5.1- ISO 9001 8
3.5.2- ISO 14001 9
3.5.2.1- O que está na ISO 14001: 9
3.5.3- SFC (Forest Stewardship Council). 10
4. Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12
1. Introdução

Desde o inicio da existência do homem, ele sentiu anecessidade de registrar seus atos, na pré-história, ele se expressava pelas pinturas rupestres, encontradas nas cavernas, eles utilizavam sangue de animais que caçavam ou extrato de flores.
Com o decorrer das eras e o surgimento da escrita, os instrumentos utilizados para escrever foram se aperfeiçoando, exemplo
70 d. C. – Plinio, o velho (23 – 79) menciona pequenos discos de chumbo, que noentanto, não eram utilizados para escrever, mas sim para direcionar o traçado as linhas.
1565 - na Grã-Bretanha, é localizado o primeiro uso de grafite nas minas do lápis, ainda que de modo grosseiro, com o grafite em um tipo de sanduiche com a madeira.
1659 – A profissão de fabricante de lápis é oficializada.
1761 – Na Alemanha, Kaspar Faber inicia a sua fabrica de produção de lápis.

2. ObjetivosO presente trabalho tem como objetivo mostrar a fabricação do lápis, levando em consideração a politica nacional do meio ambiente, normas de produção, legislação envolvida no processo do corte da madeira, e a sustentabilidade na produção do mesmo.

3. Desenvolvimento
3.1 - O Processo de Produção da Empresa Faber-Castell
Na primeira etapa, as sementes são cultivadas em estufa, onde sãoregadas e adubadas, cerca 10 a 15 dias elas já estão germinadas e continuam sendo cuidadas até o período do plantio.
Após quatro meses as mudas atingem uma altura média de 25 cm e são plantadas nos Parques de Florestamento da Faber-Castell, enquanto crescem as arvores retiram da atmosfera CO2, um dos gases do Efeito Estufa e principal responsável pela destruição da Camada de Ozônio.
Na segunda etapa,após 3 anos de plantadas, para aumentar a qualidade da madeira, os galhos mais baixos são podados, evitando a formação de nós, esses galhos são deixados no chão, que depois de decompostos ajudam na fertilização da terra.
Começa então o processo de colheita parcial, onde são colhidas algumas arvores da região plantada afim de não desproteger o solo e preservar a fauna e flora locais.
Todo oprocesso de colheita leva 14 anos que é quando novas mudas são plantadas no lugar onde antes estavam as arvores.
Na terceira etapa, onde ocorre o processo de industrialização, as toras com mais de 14 cm de diâmetro são utilizados na fabricação dos lápis, enquanto as mais fininhas são utilizados para a produção de energia na fabrica, em forma de vapor.
A madeira utilizada para a produção do lápis écortada em tabuinhas e recebe um tratamento de secagem e tingimento,, o que deixa a madeira mais macia, facilitando o apontamento do lápis, depois desse tratamento as tabuinhas ficam armazenadas durante 60 dias
Após esse período o lápis começa a ganhar forma, pois são feitas canaletas na tabuinha e são colocados as minas de grafite ou de cor, em seguida é colocada outra tabuinha, também com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fabricação da madeira
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricacao
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação
  • Processos de Fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!