Processo de extração e beneficiamento do caulim

Páginas: 11 (2584 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2012
PROCESSO DE EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DO CAULIM






BARCARENA-PA
2012
Centro de estudos profissional de Barcaren –CEPB
Curso técnico em segurança no trabalho
Disciplina: Processos de produção
Docente: Fernando Ribeiro
Discente: Benice Helena Souza


PROCESSO DE EXTRAÇÃO
E BENEFICIAMENTO DO CAULIM










INTRODUÇÃO
O caulim é um dos seis minérios maisabundantesna crosta terrestre e um dos
mais importantes também. Ele é umaespécie de curinga, utilizado em uma
série de aplicações. Séculos atrás já erausado na fabricação de cerâmicas e porcelanas.Depois foi incorporado à indústriade papel, borracha, plásticos,pesticidas, rações, fertilizantes, produtos farmacêuticos, etc. Também é empregadoem refratários, tintas, adesivos, cimento, inseticidas, gesso,detergentes,abrasivos, enchimentos, filtropara produção de cerveja e até cosméticos.
De acordo com dados do DepartamentoNacional de Produção Mineral,os dois maiores detentores de reservasde caulim são os Estados Unidos (58,4%) e o Brasil (28,2%). Em território nacional,Amazonas, Pará e Amapá possuem as jazidas mais expressivas, apesar de o material ser encontrado emquantidades consideráveis em pelomenosmais 13 estados – o Rio Grande doNorte fica no fim dessa lista. Amapá,Pará, São Paulo, Minas Gerais e RioGrande do Sul são os maiores produtoresde caulim beneficiado, cuja produçãonacional, em 2001, atingiu 1,8 milhãode toneladas, contra 1,6 milhão noano anterior.
O consumo interno vemcrescendo, assim como as exportações.








CAPITULO 1

1.1- HISTÓRICO

Segundo o AnuárioMineral Brasileiro (DNPM/PA-2000) a origem do termo caulim é derivada de uma localidade conhecida como“Kauling” na província de Jauchau-Fu, China, que significa colina alta.
Nesse local, os chineses utilizavam essa argila na manufatura de porcelanas finas, sendo esta a razão de ser comercialmente conhecidotambém, como “China Clay”.
Até o século XIX, o caulim foi utilizado quase exclusivamente naindústria da cerâmica. No entanto, depois da descoberta da utilizaçãodo caulim como carga de papel, alterou-se substancialmente o panorama da sua aplicação, muito especialmente a partir da década de80 do referido século. No começo do século XX, o caulim começou aser utilizado na cobertura ou revestimento do papel e imediatamenteantes da Guerra Mundial, 75% da sua produção era destinada àindústria dopapel.
O cenário brasileiro está na iminência de causar grande impactono setor da demanda mundial de caulim de alta qualidade, com odesenvolvimento de novos projetos no distrito caulinítico da bacia doRio Capim, estado do Pará. O enorme potencial deste distrito,descoberto pelo trabalho pioneiro da Companhia de Pesquisa deRecursos Minerais - CPRM nos idos de 1972/73, e posteriormentecomplementadopelo grupo Mendes Júnior, em meados da década de70, acolhe atualmente o interesse de vários grupos, com possibilidadesde se desenvolverem até três projetos distintos e com cronologiapraticamente semelhante.



1.2- O Minério

Caulim é uma argila modificada cujo componente mineral principal é a caulinita. O caulim ocorre muitas vezes acompanhado por mica, feldspato, quartzo, entre outros,além de normalmente haver vários níveis de contaminação por metais diversos, principalmente por ferro. A grande vantagem do caulim como matéria prima – justamente ai reside o interesse nesse material – é que é um material inorgânico, atóxico, incombustível, insolúvel em água, imputrescível, neutro, ao ataque de microorganismos e mudanças bruscas de temperatura. O caulim é utilizado na fabricação decerâmica, azulejo, cal, borracha, porcelanas, cosméticos, produtos de higiene pessoal, papel, tintas, peças sanitárias, plástico, rações, materiais refratários, fertilizantes, tintas, adesivos, cimentos, inseticidas, pesticidas, produtos alimentares e farmacêuticos, catalisadores, absorventes, gesso, auxiliares de filtração, produtos químicos, detergentes e abrasivos, entre outros.



1.3-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zeólita A sintetizada a partir de rejeitos do processo de beneficiamento de caulim
  • Avaliação de métodos para determinação da área de sedimentação do espessador no processo de beneficiamento de...
  • Extração e beneficiamento da areia
  • As técnicas de extração e beneficiamento de minério
  • Processo de formação do calcário e beneficiamento
  • Processo de Industrializa o e Beneficiamento do Algod o
  • processos de beneficiamento textil
  • processo de extração do oleo de palma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!