Processo de estocagem no comércio varejista têxtil

Páginas: 14 (3398 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
UNIP- Universidade Paulista

PIM I (DP)

Processo de Estocagem no Comércio Varejista Têxtil – Aplicação de Novos Processos de Armazenagem.

Curso: Gestão em Logística

São Paulo

2011

Índice

1. Introdução
2. Objetivo
3. Justificativa
4. Hipótese
5. Metodologia
6. Revisão Literária
6.1. Estoque
6.2. Estocagem por Agrupamento
6.3.Localização e Endereçamento
6.4. Tipos de Sistemas de Localização de Estoques
6.4.1. Sistemas de localização por memória
6.4.2. Sistemas de localização por posição fixa ou dedicada
6.4.3. Sistemas de localização por posição aleatória
6.5. Identificação e Classificação
6.6. Sistemas de Controle por Eliminação de Falha – POKA YOKE
7. MetodologiaAplicada
8. Estudo de Caso
8.1. Situação Atual
8.1.1 Identificação e Características do Estoque
8.1.3. Entrevista com os Colaboradores e Gerentes da Empresa
8.1.4. Seleção do Sistema de Localização Adequado de Estoque
9. Sistema Implantado
10. Conclusão
10.1. Resultados Esperados
11. Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃOSegundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção[1]·, o setor têxtil compreende mais de 30 mil empresas e gera cerca de 1,65 milhões de empregos em toda sua cadeia de extensão incluindo fios, fibras, tecelagens e confecções.

Os investimentos realizados nos meios de produção e a autossuficiência de algodão do país permitem aos brasileiros a mistura de tecidos na criação deprodutos exclusivos, além de classificar o Brasil entre as 10 principais potências mundiais da indústria têxtil.

Investindo neste nicho de mercado encontra-se a empresa Pedrina de Campo Macedo – EPP conhecida como Loja Simulassão, uma rede de departamentos de vestuário feminino.

Há mais de 20 anos no mercado a empresa atende as mulheres que se destacam tanto em sua vida pessoal comoprofissional criando peças que traduzem a força feminina.

Com base em pesquisas nacionais e internacionais confeccionam looks modernos e ao mesmo tempo elegantes, para atender as classes A e B do público feminino. Atualmente a empresa possui uma fábrica sediada na cidade de São Paulo, uma rede de departamentos de vestuário feminino composta por 30 lojas, 13 franquias e conta com a participação decerca de 280 funcionários para manter suas operações.

Como missão a empresa acredita que a busca pela inovação no conceito de moda, agrega valor na vida de suas clientes e desta forma torna-se parte integrante de suas realizações. Seus valores são dedicados à equipe que participam continuamente para a construção de uma história sólida e bem sucedida.
2. OBJETIVO

No estoque de uma das lojas daempresa objeto de estudo, verificou-se que a dificuldade em localizar os produtos, gera ruptura[2] nas vendas. O objetivo do presente estudo é propor um sistema de endereçamento e de identificação visual, que facilite a localização de produtos por ordem de modelos e tamanhos com o fim de eliminar a perda de vendas por ruptura do estoque e aperfeiçoar o atendimento dentro das necessidades e tempodos clientes.

3. JUSTIFICATIVA

Os critérios e estratégias desenvolvidos para a localização e o endereçamento de produtos no estoque são fatores que contribuem para uma estocagem eficiente. A falta de um sistema de endereçamento inviabiliza o acesso rápido aos produtos no estoque.
Atualmente os produtos da loja são estocados em araras e nos escaninhos das prateleiras das estanterias e nãoapresenta um sistema de endereçamento e de identificação visual o que dificulta a localização dos produtos gerando ruptura nas vendas.

4. HIPÓTESE

Desenvolver um sistema de endereçamento e de identificação visual de fácil entendimento e manutenção, que otimize o trabalho das vendedoras no momento da separação dos pedidos.

5. METODOLOGIA

O projeto será realizado com base nas etapas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de gestão de pessoas dentro do comércio varejista.
  • comércio varejista
  • Comercio varejista
  • Comércio varejista
  • Comercio varejista
  • Comercio varejista
  • Comercio varejista
  • PRÁTICA DA INOVAÇÃO EM PROCESSOS NO COMÉRCIO VAREJISTA DA CIDADE DE UMUARAMA NO PARANÁ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!