Processo de ensino

Páginas: 7 (1548 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
 UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE MATEMÁTICA

PAULO ROGERIO SANTOS VILELA – RA: B77CEH-4








Didática
O processo de ensino na escola








São Paulo
2014


PAULO ROGERIO SANTOS VILELA – RA: B77CEH-4




Didática
O processo de ensino na escolaSão Paulo
2014


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO
2 - O ENSINO NA ESCOLA
3 - AS CARACTERISTICAS DO PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA
4 - O ENTENDER DO ALUNO NA ESCOLA
5 - PESQUISA DE CAMPO
6 – CONCLUSÃO

1- Introdução

Esse artigo visa demonstrar a importância do desenvolvimento de um processo de ensino na escola, através do qual se realize uma facilitação no momento de passar as informaçõespara um aprendizado que permita o desenvolvimento do aluno.
O processo de ensino na escola se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares. Nele se combinam objetivos, conteúdos, métodos e formas de organização do ensino, tendo em vista a assimilação ativa, por parte dos alunos, de conhecimentos, habilidades e hábitos e o desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas. Há,portanto, uma relação recíproca e necessária entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem). A unidade ensino-aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos transmissão/assimilação ativa de conhecimentos e habilidades, dentro de condições específicas de cada situação didática. As relações entre professor, aluno e matéria não são estáticas, masdinâmicas; por isso, falamos da atividade de ensino como um processo coordenado de ações docentes. A condução desse processo, como qualquer atividade humana, requer uma estruturação dos vários momentos de desenvolvimento da aula ou unidade didática.



2- O ensino na escola

O ensino é um meio fundamental do progresso intelectual dos alunos, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento etransformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação. Por isso, obedece a uma direção, orientando-se para objetivos conscientemente definidos; implica passos gradativos, de acordo com critérios de idade e preparo dos alunos. O desdobramento desse processo tem um caráter intencional e sistemático, em virtude do qual sãorequeridas as tarefas docentes de planejamento, direção das atividades de ensino e aprendizagem e avaliação.
O ensino tem, portanto, como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar e, através desse processo, o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Que são os conteúdos do saber escolar? São os conhecimentos sistematizados,selecionados das bases das ciências e dos modos de ação acumulados pela experiência social da humanidade e organizados para serem ensinados na escola; são habilidades e hábitos, vinculados aos conhecimentos, incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem e de estudo, são atitudes e convicções, envolvendo modos de agir, de sentir e de enfrentar o mundo. Tais elementos dos conteúdos sãointerdependentes, um atuando sobre o outro; entretanto, o elemento unificador são os conhecimentos sistematizados.
O ensino, assim, é uma combinação adequada entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa como atividade autônoma e independente do aluno. Em outras palavras, o processo de ensino é uma atividade de mediação pela qual são providas as condições e os meios para osalunos se tornar sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos.



3- As características do processo de ensino na escola

O processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimentos das capacidades cognoscitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Ensino
  • O processo de ensino
  • O processo ensino
  • O processo de ensino e aprendizagem e as metodologias de ensino: estruturando o processo
  • O lúdico no processo ensino-aprendizagem
  • O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • O PROCESSO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!