Processo De Desenvolvimento Do Capitalismo

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015

Processo de desenvolvimento do capitalismo

Para começar, precisamos conhecer o próprio surgimento do capitalismo e sua primeira fase de desenvolvimento, sob a forma comercial. Ela também é chamada de mercantilismo e se desenvolveu em meados do século 15, sendo superado no final do século 18.
Assim o mercantilismo ou capitalismo comercial levou os reinos europeus à expansão através do mar,de modo a extrair o ouro, prata e matérias-primas de territórios coloniais que “descobriram” e dominaram. Assim, geravam os produtos que o enriqueceram. Foi exatamente a relação que se implantou entre Portugal e sua colônia na América o Brasil, do século 16 até a proclamação da Independência.
O mercantilismo durou aproximadamente 300 anos, entrando em decadência a partir do surgimento das teoriasliberais (que contestavam a participação do Estado na economia) e de desenvolvimento das indústrias na Inglaterra no século 18, o que gerou a Revolução Industrial. A busca da burguesia por maior espaço político e econômico, assim com as reinvidicações dos povos oprimidos pelo antigo regime, querendo acabar com o privilégio da nobreza e do clero também podem ser listadas entre as causas sociais quetrouxeram a superação do sistema, com a acumulação de capitais nos países europeus.
Capitalismo industrial com a acumulação primitiva de capitais os países europeus enriqueceram muito, e parte desses lucros passou a ser investido nas indústrias.
Na economia, o grande impacto foi trazidos pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. As maquinas passaram a serem utilizadas em largaescala, tornando ultrapassados os métodos de produção anteriores, de caractere artesanal. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial e teve seu inicio na Inglaterra.
Mas de que modo se lucrou com a produção em séries? Foi Kaler Max quem desenvolveu o mecanismo da exploração capitalista, definindo o conceito mais-valia à toda jornada de trabalho corresponde uma remuneração, quepermitirá a subsistência do trabalho.
No entanto, o trabalhador produz um valor a mais do que recebe, e a quantidade do trabalho não pago permanece no poder do empregador.
O comércio não era mais a essência do sistema, o lucro era o principal objetivo. O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores dos meios de produção e o exército de trabalhadores.Esse modelo de capitalismo começou a se desenvolver a partir de 1760, quando a Inglaterra viveu a Primeira Revolução Industrial. O que marca essa fase é a invenção do tear mecânico e da maquina a vapor, o uso do carvão e do ferro. Essas são características da indústria têxtil, que empregou os camponeses, forçados a deixar o campo pela falta de trabalho. Desde então, eles passaram a compor apopulação das grandes cidades.
A partir de 1860, outros países investiram também na formação de suas indústrias, numa fase que é denominada de Segunda Revolução Industrial. Assim, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Japão iriam até o começo do século 20, aplicar grandes capitais na produção de aço, energia elétrica e produtos químicos.
Durante essa fase, também, o capitalismoindustrial se transformou em capitalismo financeiro, quando empresas e bancos se uniram, para obterem maiores lucros. Isso gerou a formação de grandes empresas multinacionais (que funcionam em varias nações ao mesmo tempo). Muito ricas e poderosas, elas impunham normas de produção e definiam os preços de seus produtos no mercado.
Ao contrário do período do capitalismo comercial, nessa novaetapa do capitalismo o Estado não mais interferia na economia, que passou a funcionar segundo a lógica do mercado (lei da oferta e da procura), guiado pela livre concorrência. Consolidava-se assim, uma nova doutrina econômica o liberalismo.
O período no qual surge o capitalismo financeiro é marcado pela fusão do capital dos monopólios bancários e industriais, a formação do capital financeiro, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de desenvolvimento do capitalismo
  • O processo de desenvolvimento do capitalismo
  • O Processo De Desenvolvimento Do Capitalismo
  • desenvolvimento do capitalismo
  • relação entre o desenvolvimento da sociologia e o desenvolvimento do capitalismo
  • Formação e Desenvolvimento do Capitalismo
  • o desenvolvimento do capitalismo no brasil
  • Processo de desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!