Processo de comunicação

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2012
Introdução


No trabalho a seguir iremos abordar sobre o processo da comunicação, onde apontaremos sua definição, os meios de comunicação que por elas são transmitidos e pontos onde poderemos entender melhor os elementos desse processo. Dentre tudo é um processo de fácil atuação que faz parte de nosso cotidiano.



















Comunicação

Os processos dacomunicação;
Comunicação é um processo pelo o qual o meu eu (com todas as minhas particularidades, qualidades e defeitos) entra em comunhão (entendimento, sintonia, aceitação, empatia, dialogo) com outro eu.
Este processo pelos dois extremos envolvidos por se só já remete uma serie de atritos e obstáculos, pois como seres de personalidade tão díspares já são motivos para grandes discussões. Mas esta não é aúnica dificuldade, para muitos existem fatores que não dependem do emissor ou receptor e estão ligadas ao canal (meio pelo qual a mensagem é transmitida) e código (linguagem conhecida por ambos), como complicadores temos os ruídos (barulhos incômodos, celulares que tocam fora de hora, tom de voz alto, ou baixo, e varias outras divergências que podem atrapalhar) . Entre os obstáculos relacionados aocódigo, podemos citar a falta de clareza e adequação para o tipo de publico, a falta de conhecimento e intimidade com o assunto, a urgência com que a mensagem é transmitida, o que impossibilita a compreensão.

O esquema da comunicação
Existem vários tipos de comunicação: as pessoas podem comunicar-se pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; umaempresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, e-mails, etc.
Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo número de elementos, indicados no esquema abaixo:

Esses elementos serão explicados a seguir:
Os elementos da comunicaçãoa) O emissor ou destinador é o que emite a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo (firma, organismo de difusão, etc.)
b) O receptor ou destinatário é o que recebe a mensagem; pode ser um indivíduo, um grupo, ou mesmo um animal ou uma máquina (computador). Em todos estes casos, a comunicação só se realiza efetivamente se a recepção da mensagem tiver uma incidência observável sobre ocomportamento do destinatário (o que não significa necessariamente que a mensagem tenha sido compreendida: é preciso distinguir cuidadosamente recepção de compreensão).
c) A mensagem é o objeto da comunicação; ela é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
d) O canal de comunicação é a via de circulação das mensagens. Ele pode ser definido, de maneira geral, pelos meios técnicos aosquais o destinador tem acesso, a fim de assegurar o encaminhamento de sua mensagem para o destinatário:
Meios sonoros: voz, ondas sonoras, ouvido...
Meios visuais: excitação luminosa, percepção da retina...
De acordo com o canal de comunicação utilizado, pode-se empreender uma primeira classificação das mensagens:
_as mensagens sonoras: palavras, músicas, sons diversas;
_as mensagens tácteis:pressões, choques, trepidações, etc;
_as mensagens olfativas: perfumes, por exemplo;
_as mensagens gustativas: tempero quente (apimentado) ou não...
Observação: um choque, um aperto de mão, um perfume só constituem mensagens se veicularem, por vontade do destinador, uma ou várias informações dirigidas a um destinatário.
A transmissão bem-sucedida de uma mensagem requer não só um canal físico, mastambém um contato psicológico: pronunciar uma frase com voz alta e inteligível não é suficiente para que um destinatário desatento a receba.
e) Contexto é o ambiente que envolve a situação de comunicação.
f) O código é um conjunto de signos e regras de combinação destes signos; o destinador lança mão dele para elaborar sua mensagem (esta é a operação de codificação). O destinatário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de comunicação e comunicação institucional
  • o processo de comunicacao
  • processo de comunicacao
  • Comunicação entre processos
  • O processo de comunicação
  • Processo da comunicaçaõ
  • Processo de Comunicação
  • PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!