Processo de acabamento em gráfica

Páginas: 14 (3466 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
Empresas Ediouro Publicações



Processo de Acabamento em Gráfica

Paulo Vitor

Janeiro/2011
Processo de acabamento em Gráfica

A finalização do trabalho no processo gráfico é chamada de acabamento, também chamado de pós-impressão. É nesta fase que os impressos recebem as alterações que definem o produto final. Processos como colagem,grampeamento, corte, laminação, dobragem e embalagem enquadram os impressos dentro das características exigidas pelo cliente.
A Ediouro Gráfica possui máquinas que realizam esses processos:
I. Colagem
Maquina: Muller Martini Corona Compact CC12
A Muller Martini Corona Compact CC12 é um equipamento multiuso responsável por todo o processo de colagem. É ideal para livros de capa flexível em lombadaquadrada, alinhando qualidade, com seu alto desempenho de 12000 ciclos/hora. Também pode executar os processos de alceamento, corte e embalagem dos produtos, sendo, na maioria dos casos, a ultima etapa da produção gráfica, recebendo os produtos das máquinas de impressão, corte e dobra.
A Muller Martini Corina CC12 possui diversos sensores que monitoram todo o funcionamento na máquina. Exemplos dissosão os sensores que medem a espessura do papel (Asac), o sensor que impede que produtos alceados com uma quantidade inferior de cadernos cheguei ao Coleiro (Asir) e os sensores de nível de cola, que avisam quando a cola deve ser reposta.
Antes de iniciar a qualquer operação é necessário que se faça a conferencia das especificações do produto de acordo com a Ordem de Produção (OP), paginação esequenciamento dos cadernos, através da supervisão ou coordenação e os ajustes ou setup, com as características do produto, como o formato do livro ou revista, quantidade de cola PUR, formato das lombadas e largura do produto, além da quantidade de cadernos a serem alceados. Os tempos desses ajustes variam de acordo com o tipo do de produto a ser acabado.
O processo da Muller Martini Corona CC12 é todoautomatizado e é executado em uma única operação, desde a alimentação de cadernos impressos - que normalmente são alceados já no próprio sistema e, após serem transferidos para a estação de encadernação, recebem nesta a camada de cola na lombada cuidadosamente preparada e aplicação das capas, seguindo por esteiras de secagem para a estação de corte trilateral ou refile, podendo ser encaminhadoaté a embaladeira, para depois chegar até ao empilhamento dos exemplares acabados e empacotados.
1- Alceamento
Tem capacidade para alcear até 21 cadernos, o que não impossibilita a realização de trabalhos que tenham número de cadernos superior à capacidade da maquina. Em casos onde o produto excede a capacidade de 21 cadernos, deverá ser feito um alceamento ou pré–cola dos restantes dos cadernosaté se atingir o número de cadernos equivalentes ao número de baterias da máquina. Outro caso em que deveremos alcear são os trabalhos com costuras, pois necessitamos do sequenciamento do trabalho para efetuar a costura de forma correta.
Os cadernos devem ser ordenados de tal forma, onde o primeiro caderno fique na bateria mais próxima ao Coleiro.
2- Colagem
Depois de alceados os produtos sãodirecionados à colagem, onde os cadernos alceados são coladas às capas e onde são marcadas as lombadas. A Corona pode colar lombadas que variem entre 2 e 60 milímetros.
A Muller Martini Corona Compact CC12 faz uso de três tipo em seu processo: colas PUR (mais usada) e Hot Melt para uso na lombada e cola Pré Melt (tack permanente) para uso nas laterais.
- Cola PUR (poliuretano reativo): É menossuscetível às forças mecânicas e a mudanças de temperatura, evita a quebra de lombadas e o deslocamento das folhas.
- Cola Hot Melt: Menos resistente às forças mecânicas e mudanças de temperaturas, em relação à cola PUR, necessita de alta temperatura para ser aplicada, tem como vantagem competitiva um menor preço de aquisição.
- Cola Pré Melt: Cola com Tack Permanente, o que dá ao material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!