Processo contábil

Páginas: 12 (2939 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
PROCESSO CONTÁBIL

INTRODUÇÃO
Os profissionais da contabilidade sempre estão preocupados em gerar informações que surtam efeito ao serem utilizadas pelos seus usuários, e desta forma tem como ponto de preocupação, dentre outros, a Aplicação Financeira, Avaliação de Estoques, Princípio da entidade e competência e Legislação contábil.Aplicação Financeira
É a compra de um ativo financeiro, na expectativa de que, no tempo, produza um retorno financeiro, ou seja, espera-se não só obter o capital investido, como também um excedente, a título de juros ou dividendos. As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro, Certificadosde Depósitos Bancários, Letras Hipotecárias, etc. A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência. Assim, na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida àconta de aplicação.
Os Juros Compostos são aqueles em que ao final de cada período os juros obtidos são somados ao capital, constituindo um novo capital a ser aplicado, isso ocorre sucessivas vezes até atingir o tempo máximo de aplicação do dinheiro. É o alicerce do atual sistema financeiro, regendo todos os tipos de transações financeiras. As aplicações financeiras, principalmente a poupança emrazão de sua praticidade, são bastante utilizadas pela população em geral, que buscam guardar suas economias em segurança e aproveitam para ganhar algum rendimento.










Avaliação de Estoques
Inventário Periódico
Ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do_balanço,_através_da_contagem_física.
Optando pelo inventário periódico, acontabilização das operações que envolvem mercadorias pode ser efetuada utilizando a Conta Mercadorias Mista ou a Conta Mercadoria Desdobrada. O Custo das vendas é, então, apurado pela equação;

CMV = EI + C – EF

EI = Estoque Inicial
C = compras do período
EF = Estoque final (apurado por inventário físico)
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

Conta Mista de Mercadorias
Existe apenas umaúnica conta, a de Mercadorias, que registra todos os fatos pertinentes ao RCM: – Vendas, Compras, Estoque e CMV. É denominada conta mista, pois mescia em seu interior contas patrimoniais (estoque) e de resultado (RCM).
Conta Mercadorias Desdobrada
Nesta forma de registrar os fatos que envolvem mercadorias, cinco contas são utilizadas para se registrarem as operações que envolvem mercadorias.Deste modo, são utilizadas as contas Mercadorias, Compras, Vendas, CMV e RCM.

Inventário Permanente
Há um controle de forma contínua do estoque, pois dá-se a baixa dito custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque.
No Inventário Permanente, é indispensável a utilização de uminstrumento extra contábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias.

Registro das Operações de Compras
Na Ficha de Controle de Estoque, o valor das compras deve ser efetuado na coluna Entradas. Na escrituração contábil, debita-se uma conta representativa deMercadorias, credita-se Caixa, Bancos Conta Movimento ou Fornecedores.


Registro das Operações de Vendas
O preço pelo qual as mercadorias foram vendidas é levado a registro na escrituração contábil, mediante débito da conta Caixa, Bancos Conta Movimento ou Duplicatas a Receber, creditando-se a conta Receita de Vendas. O preço pago pelas mercadorias vendidas (preço de custo) deverá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo contabil
  • Processo contabil
  • Processo contábil
  • Processo contabil
  • PROCESSO CONTÁBIL
  • processo contábil
  • Processo contabil
  • Processo Contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!