Processo Civil III Eduardo Sodr 2011

94059 palavras 377 páginas
Dos Recursos
Parte 1 - Teoria geral dos recursos
1. Do duplo grau de jurisdição. 2. Justificativa para existência de recursos. 3. Conceito. 4. Princípio da voluntariedade. 5. Finalidades dos recursos. 6. Recursos vs. Ações autônomas de impugnação. 7. Reexame necessário. 8. Classificação. 9. Atos sujeitos a recursos. 10. Juízo de admissibilidade vs. Juízo de mérito. 11. Pressupostos de admissibilidade. 12. Recurso adesivo. 13. Efeitos dos recursos. 14. Extensão subjetiva dos efeitos dos recursos. 15. Desistência do recurso.

1ª aula – 16/03/2011
1. Do duplo grau de jurisdição.
É muito comum que se justifique a existência dos recursos, levando em consideração uma suposta exigência constitucional, do duplo grau de jurisdição. Muitas pessoas dizem que existem recursos porque a Constituição assegura um duplo grau de jurisdição. Essa assertiva, embora esteja posta na doutrina majoritária merece algumas reflexões. Em verdade, em momento algum a Constituição estabelece um regra de exigência absoluta do duplo grau de jurisdição.
O art. 5º da CF, LV, diz o seguinte: “aos litigantes em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, serão assegurados o contraditório e ampla defesa com os meios e recursos a ela inerentes”. Contraditório e ampla defesa são corolários do princípio do devido processo legal. E o art. 5, LV garante a todos o contraditório. Então pode-se dizer que essa garantia de contraditório não está excepcionada de alguma forma pelo texto constitucional. Mas a CF, além de garantir o contraditório garante também a ampla defesa.
Defesa ampla não é sinônimo de defesa irrestrita. Existem então limites ao exercício do direito de defesa. Esse direito de defesa será exercido então de forma ampla mas observado os limites existentes nas normas infraconstitucionais. Esses limites são os meios e recursos a ela, ampla defesa, inerentes. Pode existir limitações ao exercício da defesa? Evidentemente que sim. Ex.: em ação de desapropriação só se pode discutir em

Relacionados

  • direito
    9911 palavras | 40 páginas
  • administração financeira
    14661 palavras | 59 páginas
  • Manual De Direito Administrativo Jos Dos Santos Carvalho Filho 2014
    649433 palavras | 2598 páginas
  • História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil
    188295 palavras | 754 páginas