Processando pessoas: estratégias de socialização organizacional

Páginas: 14 (3275 palavras) Publicado: 23 de junho de 2011
Processando Pessoas: Estratégias de Socialização Organizacional

1 INTRODUÇÃO

Socialização Organizacional: Conceito: A socialização é um processo de adaptação que ocorre quando uma pessoa passa de fora para dentro da empresa. Ou seja, o novo funcionário é submetido a treinamentos, cursos, palestras, etc, para que conheça melhor a cultura organizacional da empresa e desempenhe com maiorsucesso sua nova função.

 O estágio da pré-chegada: reconhece explicitamente que cada pessoa chega a uma empresa com um conjunto de valores, atitudes e expectativas, sendo que este pode abranger tanto o trabalho a ser feito quanto a organização. É nesta etapa que o novo empregado terá o primeiro contato com a empresa.

 O estágio do encontro: é a etapa onde o novo funcionário se vê diante dadiferente posição entre suas expectativas e a realidade. Se as expectativas forem mais ou menos de encontro com a realidade, o estágio de encontro irá confundir as percepções geradas antes. Entretanto, quando as expectativas e a realidade são diferentes, os novos empregados devem passar por uma socialização que vai desligá-los de suas pressuposições anteriores, substituindo-os pelos padrõesfundamentais.

 O estágio da metamorfose: é a etapa onde o novo funcionário irá superar alguns problemas descobertos durante o estágio de encontro, acarretando algumas mudanças. Ele terá absorvido as normas da organização e de seus colegas de trabalho, sentindo-se assim aceito pelos colegas como pessoas de valor e digna de confiaça.

A cultura organizacional é uma ferramenta importante queintegra os colaboradores com os princípios e valores implantados organização. A partir desta integração, a empresa tende a formar ações que aprimoram a socialização do indivíduo, sendo de grande importância a participação dos gestores na disseminação da cultura organizacional, transmitida aos colaboradores não só como uma maneira de ditar o estilo da empresa, mas principalmente, de integrar osfuncionários com os valores e objetivos organizacionais.

Deste modo, a forma de tratamento dos colaboradores e das relações entre os grupos pertencentes ao ambiente geral da organização devem ser compreendidas e monstrando-se de que maneira esse tratamento afeta a formação do conceito cultural da empresa.

O processo de socialização é a ferramenta chave para inserir a cultura da organização notrabalho dos funcionários e ajustá-la a cada mudança organizacional, reservando o pensamento cultural de seus criadores. Tal processo de socialização é aplicado aos novos funcionários através de algumas estratégias que foram sistematizadas por VAN MAANEN (1996) e complementadas por etapas conceituadas por PASCALE (1985). As estratégias são escolhidas pelos gestores como meios de aplicação de umprocesso de socialização para a adaptação dos novos funcionários à cultura da organização.

O objetivo principal deste artigo é o de identificar as estratégias utilizadas por uma organização para socializar seus integrantes, incluindo-os em seu ambiente, bem como os resultados obtidos com o emprego destas estratégias, do ponto de vista dos gestores envolvidos no processo.

Segundo VAN MAANEN(1996), o processo de socialização dos novos funcionários é um assunto de grande importância a ser estudado, uma vez que é necessária a integração do indivíduo com o ambiente organizacional, para que este possa se dedicar ao trabalho e contribuir com suas habilidades e competências para seu sucesso profissional e para o sucesso da empresa. Desta perspectiva, justifica-se a importância de identificaressas estratégias que podem resultar na adequação mútua entre colaboradores e organização, ampliando as chances de desenvolvimento, crescimento e sucesso, tanto da empresa quanto dos funcionários.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Desde o final do século XIX, os antropólogos vêm elaborando inúmeros conceitos sobre cultura. A cultura é um tema que, desde os anos oitenta do século XX, despertou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratègias e etapas de socializaçâo organizacional
  • IMPORTÂNCIA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS
  • GESTÃO DE PESSOAS: FATOR NECESSÁRIO À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
  • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • Socializacao organizacional
  • Socialização Organizacional
  • Socializacao Organizacional
  • Socialização Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!