Processamento de Polímeros

Páginas: 11 (2575 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Atualmente existe grande preocupação com o desenvolvimento de novos materiais. Buscam-se com novos materiais, novas características para se adaptar às necessidades da sociedade em diversas áreas como na indústria aeroespacial, automobilística, em construção civil e em medicina, por exemplo. Nesse contexto, vêm se destacando os materiais compósitos.
Segundo Callister, citado porHerter (2010), compósitos são materiais formados por dois ou mais constituintes separados por uma interface. Essa mistura resulta em produtos com propriedades diferentes das propriedades dos componentes unitários. Compósitos de matriz polimérica se destacam por sua baixa densidade, produzindo materiais leves com propriedades mecânicas superiores às dos polímeros puros.
Recentemente, muita atençãovem sendo dada aos nanocompósitos poliméricos, especialmente aos nanocompósitos desenvolvidos com silicatos em camada, que representam uma alternativa aos compósitos desenvolvidos com cargas convencionais. A incorporação de partículas inorgânicas nanométricas, dispersas na forma de silicatos laminados em matrizes termoplásticas, apresenta grandes melhorias nas características físicas da matrizempregada (RAMOS; COSTA, 2007).
O presente relatório apresenta a mistura, extrusão e injeção de nanocompósitos de Cloisite 20A e Cloisite 30B bem como a avaliação de suas propriedades mecânicas, visando avaliar o efeito dos diferentes tratamentos superficiais aplicados às argilas, no desempenho mecânico do compósito.

OBJETIVO
Verificar o efeito da adição de nanopartículas de argila comdiferentes tratamentos superficiais no processamento e nas propriedades do polietileno de baixa densidade.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Nanocompósitos poliméricos compreendem uma classe de materiais formados por substâncias inorgânicas com dimensões nanométricas, tais como argila e outros minerais, que são finamente dispersos dentro de uma matriz polimérica (SANJANYA; RADHAKRISHNAN citado por RAMOS;COSTA, 2007).
Segundo Ramos e Costa (2007), nanocompósitos formados por partículas manométricas de argila exibem expressiva melhoria na rigidez, resistência mecânica, nas propriedades térmicas, de barreira, retardância à chama, resistência a solvente e no coeficiente de expansão térmica, empregando-se para isto, uma baixa porcentagem da argila, que em vários casos gira em torno de 5%
Atualmente,diversas matrizes poliméricas como poli(metacrilato de metila), poliamida, polietileno, polipropileno, poliestireno, poli(tereftalato de etileno), poli(cloreto de vinila), copoli(acrilonitrila/butadieno/estireno), entre outras são empregadas na preparação de nanocompósitos com argilas para aplicações nas mais diversas áreas.
Polietileno (PE) é um polímero largamente usado que possui uma combinaçãoadequada de propriedades: baixa densidade, baixo custo, grande resistência química, baixa constante dielétrica e de perda, boa processabilidade, etc. Contudo, por sua própria natureza química, o PE não possui suficiente rigidez e pode ser facilmente quebrado (COUTINHO; MELLO; SANTA MARIA, 2003).
Uma das fases inorgânicas mais utilizadas para a preparação de nonocompósitos poliméricos é a argilaMontmorilonita (MMT), a qual pertence ao grupo das esmectitas. Os principais fatores que levaram ao uso da MMT na obtenção de nonocompósitos são: sua origem natural (originária da alteração das cinzas vulcânicas), elevada razão de aspecto (10-1000), grande poder de inchamento, capacidade de troca catiônica (60 a 170 mequiv/100g), plasticidade, boa resistência mecânica (módulo de Young: 178 GPa) eboa capacidade de delaminação (separação das camadas de argila) (KIM; WHITE apud BISCHOFF, 2010).
Segundo Bischoff (2010) a Montmorilonita antes de ser usada como carga para a síntese de nanocompósitos deve ser modificada, pois as argilas apresentam um caráter hidrofílico, sendo incompatíveis com polímeros apolares (caráter hidrofóbico) e quando misturados geram aglomerados de argila (separação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processamento de polimeros
  • PROCESSAMENTO DE POLIMEROS
  • Processamento de Polímeros
  • processamento de polímeros
  • Processamento de Polimeros por Injeção
  • Características, aplicações e o processamento dos polímeros
  • Processamento de polímeros- Injeção
  • Tecnicas De Processamento De Polimeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!