Procedimentos de prevenção e combate a incêndios

Páginas: 4 (894 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
Procedimentos de Prevenção e Combate a Incêndios

A maioria dos incêndios ocorre por acidente, ou seja, descuido humano que poderia ter sido evitado com alguns cuidados básicos e simples. Paraevitar incêndios domésticos é preciso ter alguns cuidados, tais como: Não se distrair com outras coisas ao cozinhar, não brincar com fogo, deixar produtos voláteis longe de fogões tomadas e fios, nãodeixar velas e lamparinas sobre móveis, cortinas ou tapetes, não sobrecarregar tomadas e etc.

Já em Laboratórios é preciso um pouco mais de cuidados, como por exemplo não guardar em locais iguaissolutos e solventes ou coisas voláteis próximas de Bicos de Bünsen ou próximo de algo que cause extremo calor ou faíscas, sempre rotular o que é cada substância para que não ocorra enganos na hora dosexperimentos.
Também é de extrema necessidade a presença de extintores adequados e em condições de uso nesses locais e que estejam de fácil acesso. Não guardar cilindros no local de trabalho, depreferência na área externa e um tanto quanto afastada, para que se caso haja algum acidente, a explosão ou o fogo não causem maiores estragos.

Para que haja fogo, são precisos três fatores: Fonte deCalor, Comburente e Combustível. Sendo que, na ausência de qualquer um deles, não haverá fogo de forma alguma.

Combustível é toda a substância capaz de entrar em chamas e ao mesmo tempo espalhar o fogo,alimentando-o.

Existem três tipos de Combustíveis:

-Combustíveis Sólidos: São exemplos a madeira, tecidos, como também os Metais Alcalinos(Potássio, Magnésio, Cálcio etc) que queimamdiretamente em seu estado sólido.

-Combustíveis Líquidos: São exemplos o álcool, acetona, gasolina. Em sua maioria mais leves do que a água.

-Combustíveis Gasosos: São exemplos o Hidrogênio, o GLP (Gás decozinha) e etc.

O Comburente é o elemento que reage com o combustível, causando o fogo e determinando a intensidade da combustão que haverá entre eles. O Comburente mais comum é o oxigênio, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila Prevenção e combate a incêndio
  • Prevenção e combate a incendios
  • Prevenção e combate a incendio
  • Prevenção e Combate a Incêndio
  • Prevençao e combate a incêndio
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Prevenção combate incêndio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!