Procedimento filosósico

294 palavras 2 páginas
PROCEDIMENTO FILOSÓFICO - TEETETO

Proposição
O que é o conhecimento?

Hipóteses
1- Teeteto diz que tudo que se aprende com Teodoro e a arte de sapateiros e artesãos é conhecimento.
2- Teeteto diz que conhecimento é percepção.
3- Teeteto diz que o conhecimento é uma opinião verdadeira acompanhada de uma explicação racional.

Tese
Maiêutica

Argumentação
No Teeteto, encontramos Sócrates definindo o seu método filosófico, comparando-se à arte de uma parteira, profissão da sua mãe. A palavra maiêutica significa, em grego, a arte do parto. Segundo Sócrates, ao invés de dar à luz crianças, ele ajudaria no parto das idéias.
Por mais que se tente caracterizar e definir o conhecimento, que se tente formular um conceito sobre ele é impossível chegar a uma definição precisa. Isso, pelo fato do conhecimento estar além da opinião verdadeira e da explicação racional. O conhecimento é por definição, a busca do saber. E é isso que ele faz com Teeteto, provoca o parto das idéias. Por mais que pensamos saber sobre alguma coisa, tudo o que sabemos é limitado a nossos aprendizados e “pré-conceitos”. Portanto, nunca chegaremos à verdade, apenas nos aproximamos dela.

Exemplificação
Teeteto — Convém saberes, Sócrates, que já por várias vezes procurei resolver essa questão, por ter ouvido falar no que costumas perguntar sobre isso. Porém não posso convencer-me de que cheguei a uma conclusão satisfatória, como nunca ouvi de ninguém uma explicação como desejas. Apesar de tudo, não consigo afastar da idéia essa questão. Sócrates — São dores de parto, meu caro Teeteto. Não estás vazio; algo em tua alma deseja vir à luz.
Teeteto — Isso não sei, Sócrates; só disse o que sinto.
Sócrates — E nunca ouviste falar, meu gracejador, que eu sou filho de uma 
parteira famosa e imponente, Fenarete? (Platão,

Relacionados