PROBLEMATIZA O 1 AFPPE

610 palavras 3 páginas
LIARA SPANIOL
1153355

ATIVIDADE FISICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS
Primeira Problematização

Trabalho apresentado ao Centro
Universitário Claretiano para a disciplina
Atividade Física para Populações Especiais ministrada pelo tutor Antonio Eduardo Ribeiro

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO - CURITIBA
2015

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1) Elabore um exemplo novo (diferente dos citados no material de estudo) de atendimento no campo da Educação Física que seja caracterizado o paradigma da integração. Em seguida, explique o princípio de normalização contido em seu exemplo.
O conceito de integração seja no âmbito educacional ou social se refere à obrigação de modificar as pessoas com deficiência, de modo que estas sejam capazes de se identificar, com os demais colegas, para então poderem ser inseridas com as demais numa convivência igualitária. Com o conceito de integração, o integrar o aluno constituía centrar no mesmo, o foco da mudança, buscando a
“normalização” do aluno com deficiência. Como se ser diferente fosse o motivo para definir uma inferioridade enquanto ser humano. Precisamos através de atos de sensibilização da sociedade em geral, a convivência na diversidade, dentro e fora da escola, preparando melhor os profissionais no caso da educação física a terem conhecimento e competência para ensinar. É necessário disseminar as informações sobre as formas de inclusão para que as teorias que existem se aproximem realmente com a realidade.
Por exemplo, em academias de ginástica é preciso primeiramente ter profissionais com qualificação antes de aceitarem alunos com deficiência. De nada adianta a academia ter rampas de acesso se não tiver profissionais qualificados para atenderem a essas pessoas.
Numa turma de ioga, por exemplo, com 15 alunos onde 14 são considerados “normais” e 1 com deficiência visual é preciso que o professor seja capacitado para ensinar os movimentos de alongamento por exemplo, de forma que todos compreendam, não tem como ele só demonstrar o
movimento

Relacionados