problemas e fragilidades da teoria de bhor

299 palavras 2 páginas
UNESC Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia

APS DE QUIMICA

VILHENA-RO
FEVEREIRO 2014

CURSO: FARMACIA
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL E INORGÃNICA PROFESSOR: ALICE CRISTINA RODRIGUES
ACADEMICA: ALEJANDRA C. BRESS PARADA ASSIS

PROBLEMAS E FRAGILIDADES DA TEORIA DE BOHR

VILHENA-RO
FEVEREIRO 2014
Desenvolvimento
Algumas fragilidades e contradições do modelo ficaram claras na publicação de 1913. Outros foram mais tarde evidenciados com experimentos melhores (mais modernos) e teorias mais elaboradas da mecânica quântica.
-Os postulados são justificados por qualquer princípio fundamental, mas apenas através de seu sucesso. Eles contradizem a eletrodinâmica clássica.
-O modelo de Bohr descreve o comportamento dos átomos de hidrogênio e íons com apenas um elétron. Sistemas de vários elétrons não estão incluídos.
-Certas linhas espectrais do hidrogênio são capazes de resistir a medidas mais precisas do que as linhas duplas. Após isso descobriram uma separação que não podia ser explicada pelo modelo de Bohr que foi chamada de Lamb-Shift .
-A teoria de relatividade não é considerado, embora seja atribuído ao elétron no estado fundamental do átomo hidrogênio, cerca de 1% da velocidade da luz.

Na física quântica, com todos as teorias e resultados obtidos até os dias de hoje, com os registros dos dados experimentais e o modelo orbital possui uma imagem fundamentalmente diferente do átomo. Ao contrário do que aceita pelo modelo de Bohr, os elétrons no átomo possuem probabilidade finita de estar até mesmo no núcleo. Atualmente sabemos que eles não se movem em órbitas. Razoavelmente aceitamos a ideia de uma nuvem de elétrons.

Bibliografia

PESQUISA DIA 25/02/2014 HORA: 09:40

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81tomo_de_bohr#Problemas_e_Contradi.C3.A7.C3.B5es

VILHENA-RO
FEVEREIRO 2014

Relacionados