Problemas urbanos e condições de vida urbana

Páginas: 19 (4712 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014




Índice








Introdução

Este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Geografia A, tem como tema os problemas e condições de vida urbanos. Dentro deste tema, serão abordados os seguintes tópicos: a saturação das infraestruturas, a habitação e a habitabilidade, o envelhecimento e a solidão, o desemprego e a pobreza e, por fim, a pressão ambiental.
O principalobjetivo do trabalho é, não só, expandir os meus conhecimentos em relação a este tema, mas também equacionar os problemas urbanos, agravados pela crescente suburbanização.
Para a realização deste trabalho serão utilizadas diversas fontes, como livros, documentários, gráficos, notícias e informação presente na internet.













Áreas Urbanas

Definição
Para poder abordar osproblemas existentes nas áreas urbanas, é necessário primeiro compreender o que é uma área urbana.
O conceito de área urbana não é geral, uma vez que varia de país para país. No entanto, em Portugal pode ser considerada área urbana, além das cidades, qualquer área que apresentar uma população superior a 5000 habitantes ou densidade populacional superior a 500 habitantes/km2. Geralmente as áreas urbanassão áreas caraterizadas pela edificação contínua e pela existência de equipamentos sociais destinados às funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, lazer e circulação, e onde predomina a atividade secundária e terciária.



















Fenómeno da urbanização

A urbanização pode ser relacionada com concentração da população e das atividades nas áreas urbanas,conduzindo ao crescimento económico, à competitividade e ao emprego.
O fenómeno da urbanização teve início durante o século XVIII, nos países envolvidos na Revolução Industrial. As atividades industriais expandiram-se, o que fez com que cada vez mais pessoas se dirigissem para as cidades.
O objetivo do urbanismo é satisfazer as necessidades presentes e futuras da população urbana, sejam elasestéticas ou funcionais. No entanto, a urbanização sem planeamento tem consequências a nível ambiental e social.
A grande afluência de pessoas às cidades e a falta de infraestruturas adequadas gera graves problemas para a população urbana, tanto a nível económico como a nível social.




Fig 2: Urbanização




Problemas Urbanos

Apesar de oferecerem condições de vida vantajosas para apopulação, a maioria das cidades, de um modo geral, concentra também alguns problemas. O êxodo para os centros urbanos conduz a algumas problemáticas das quais se destacam a saturação das infraestruturas, a habitação e habitabilidade, o envelhecimento e a solidão, o desemprego e a pobreza e a pressão ambiental.
Estes problemas resultam do crescimento excessivo das cidades, e em alguns casos, sendopor vezes mal planeado, o que impede o ajustamento entre as infraestruturas urbanas e as necessidades da população, o que coloca problemas de sustentabilidades e reduz a qualidade de vida.







Fig 3: Cidade do Porto

Saturação das infraestruturas
O crescimento urbano conduz, a partir de determinadas quantidades de população, a uma saturação do espaço e, consequentemente, àincapacidade de resposta das infraestruturas sociais (escolas, tribunais e hospitais) e físicas (redes de distribuição de água, energia e transportes).
Exemplo da saturação das infraestruturas sociais é o que se verifica nos hospitais e centros de saúde que, por falta de recursos humanos e pelo aumento significativo da população, não conseguem dar resposta às suas necessidades. Como podemos verificar nanoticia que se encontrar no anexo 1
Para solucionar este problema é necessário aumentar as condições físicas dos hospitais, o número de valências e efetuar revisões frequentes dos quadros de pessoal.
Como exemplo da saturação das infraestruturas físicas, destaca-se a situação da insuficiência e ineficácia dos transportes públicos e urbanos, que, aliado à crescente utilização de transporte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Problemas Urbanos
  • Problemas urbanos
  • Problemas urbanos
  • Problemas Urbanos
  • Problemas urbanos
  • problemas urbanos
  • problemas urbanos
  • Problemas urbanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!