Problemas socioeconimicos

1373 palavras 6 páginas
RESUMO1

SILVA, Marcos José. O conflito social e suas mutações na teoria sociológica. Qualit@s Revista Eletrônica. Vol.1. N°2, 2011.

Ingrid Regina Martins Miranda2 Introdução

O mundo atual vive uma das fases mais agudas de conflitos e violências, quase que generalizados. Os conflitos mundiais regionalizados de caráter econômico, religioso ou étnico revelaram-nos um quadro de extrema tensão. Confrontam-se duas alternativas político-ideológicas diante da questão da ordem mundial.

Entretanto, os conflitos na sociedade humana não podem ser circunscritos àperspectiva macro-histórica ou macro-sociológica, tendo em vista que cada nação, cada cultura, cada sociedade engendra modelos de relações sociais que são invariavelmente tecidas com os fios do conflito.

1. A questão da ordem e seus fundamentos em Hobbes e Comte

Em 1651, Thomas Hobbes publica O Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de uma Comunidade Eclesiástica e Civil, interessado numa solução para os graves problemas políticos da Inglaterra. As agitações camponesas (vide política de cercamentos), movimentos anti-absolutistas,levaram Hobbes a propor um modelo de “comunidade eclesiástica e civil”, organizada monoliticamente num Estado ou “sociedade política’, onipotente, onipresente e absorvente das vontades individuais.

Hobbes divide a sociedade humana, a vida social em dois estados: estado natural e estado contratual. Tendo os homens capacidades iguais quanto ao corpo e ao espírito, sucede que a competição, a desconfiança, a busca incessante de glória e poder, os levariam, invariavelmente, ao conflito, caracterizado pela “guerra de todos os homens contra todos os homens”.

Portanto, sendo os homens, entre si, incapazes de encontrar uma solução para os conflitos resultantes de suas diferenças e desejos, Hobbes propõe um contrato instituidor de um soberano, em tudo garantidor da

Relacionados

  • o papel da assistente social no Bolsa Família
    1236 palavras | 5 páginas
  • Histórico da levi's
    3983 palavras | 16 páginas
  • Portifolio 7° periodo unopar
    1610 palavras | 7 páginas
  • Eclusa
    1719 palavras | 7 páginas