Problemas Sociais do Brasil

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
Problemas Sociais do Brasil
Introdução
A nossa sociedade tem enfrentado problemas sociais que parecem não
haver solução e que historicamente vêm repercutindo em situações de
abandono e descaso com os que se encontram em situação de vulnerabilidade
social. A cada dia, então cresce o número de organizações sociais que
realizam ações buscando a integração dessa parcela que sofre com essesproblemas. Esse estudo tem o intuito de avaliar um desses projetos situados na
cidade de Belo horizonte para assim entender melhor como os projetos sociais
influenciam na vida de seus participantes e se realmente têm um importância
na vida dos mesmos.

DESEMPREGO
Os brasileiros correm, batalham para conseguir um emprego decente e bem remunerado, atualmente a realidade em que o mundomodernose encontra sugere mudanças urgentes na sociedade, no que diz respeito à sociedade. Quando falamos em mercado de trabalho a sociedade não este acompanhado o ritmo dessa mudança, onde profissõesestão desaparecendo e surgindo a todo o momento, onde a concentração de renda aumenta e a economia que esta se globalizando.
A conseqüência do desemprego no Brasil esta ligadacom o sistemaeducacional que necessita de uma melhoria, preparando novas gerações para o mundo moderno, o desemprego que precisa apresentar soluções adequadas à realidade de uma economia. Oemprego para a maioria da população falta profissional capacitada para preencher as vagas das empresas.
Hoje em dia a tecnologia esta tomando os lugares de pessoas nas empresas. A sociedade não acompanha o ritmo de mudanças que estaocorrendo. E pessoas que não tem cursos profissionalizantes vão ficando para trás em suas funções.
VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE NO BRASIL
A fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes do crescimento da criminalidade. Todavia é necessário também afirmar que a dimensão e a continuidade da existência destes fatores revelam o quadro estrutural da violência noBrasil. Este contexto provoca mudanças culturais que enfraquecem valores importantes para convivência em sociedade.
A criminalidade se expandiu, multiplicou-se, transformou-se e se expõe de maneira diferente no cenário nacional, que nem o Estado tem condições de saber sobre sua presença e menos ainda sobre suas mudanças e novas composições.
Fica demonstrado que não apenas no Brasil, mas em todoo mundo, tem-se desenvolvido um senso mais ou menos unânime de que, apenas com a decisão da comunidade em participar do processo da segurança pública, é que os resultados serão satisfatórios. A exemplo do que tem sido feito no Rio de Janeiro nas grandes favelas como no Morro do Alemão no final do ano com a implantação de uma milícia permanente e diversas medidas de segurança puderam reestruturaraquela comunidade e manter a paz.
SAÚDE
Supõe-se que, quando se vai ao médico, é porque precisa de um atendimento rápido, já que se encontra doente, com limitações, que precisam ser resolvidas o quanto antes. Mas, isso não é o que acontece. A demora para conseguir uma consulta demora meses e até anos.
A realidade demonstra milhares de pessoas por todo o Brasil abandonadas pelo Estado,espalhadas pelos corredores dos hospitais, no chão, sem tratamento médico, óbitos ocorrem devido à ausência de medicamentos, infecções, falta de recursos, carência de profissionais especializados, equipamentos obsoletos ou abandonados e inexistência de ambulâncias.
Não podemos esquecer que os médicos e nem os trabalhadores da saúde têm culpa de tudo isso. É o sistema, como um todo, que não funciona muitobem. Muitos são mal remunerados, não têm material para trabalhar direito, trabalham horas a fio sem descanso, etc.
É irrefutável que à vida é o bem mais valioso e importante de todo e qualquer ser humano. E Para que todo e qualquer ser humano possa usufruir de uma melhor qualidade de vida, é sem duvida indispensável que este tenha acesso irrestrito à saúde, bem como também, a condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Problemas sociais no brasil
  • Problemas Sociais: Educação no Brasil
  • OS PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL
  • Problemas sociais do brasil
  • Problemas Sociais do Brasil
  • PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL
  • Problemas sociais do brasil
  • Problema social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!