Problemas operacionais formação de hidratos na produção de gás.doc transferido com sucesso

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
Problemas operacionais: formação de hidratos na produção de gás natural
SLIDE 1 CAPA

1. Hidrato conceito e formação;
O Hidrato de gás ou clatrato, que em latim significa ”gaiola”, é um composto cristalino no qual as moléculas de água associadas umas as outras com ligações de hidrogênio, encapsulam moléculas de gás.
SLIDE 2 COMPONENTES FORMADORES DO HIDRATO
É possível entender a formaçãodo hidrato baseado em um tripé, três fatores básicos para sua formação: Pressões altas, temperaturas baixas e água+gás natural.
O combate e a prevenção se baseiam no combate a pelo menos um dos fatores básicos como será visto adiante.
SLIDE 3 IMAGENS DE EXEMPLO DE CLATRATOS
O tipo de ligação intermolecular é parecido com a estrutura do gelo comum, mas o arranjo geométrico produz cavidades quecercam os gases originalmente em solução na água. Apesar da ausência de ligações químicas entre hospereiro (água) e o hóspede (metano, etc), a estrutura estável do clarato permite que o hidrato não se derreta até temperaturas acima de 0C desde que a pressão e a concentração de gases sejam suficientemente altas.
Existe um favorecimento da formação de hidratos com moléculas de gás de baixo pesomolecular como o metano e o etano que são moléculas de pequeno tamanho, já hidrocarbonetos de maior peso molecular, como o butano e o pentano,devido ao tamanho de suas cadeias, tendem a atrapalhar a formação deestrutura cristalina, dificultando a sua formação.
SLIDE 4 IMAGENS DE EXEMPLO DE CLATRATOS

SLIDE 5 DIAGRAMA DE FASES 1
A presença de sais tende a reduzir a tendência de formação dehidratos enquanto que gases com elevados teores de H2S e CO2 aumentam a possibilidade de formação de hidratos.

2. Riscos para a industria de petróleo;
O vapor de água misturado com hidrocarbonetos podem formar hidratos ou blocos de gelo, entupindo vasos e tubulações;
Acumulação de água em pontos baixos das tubulações e conexões reduzindo a capacidade de escoamento do sistema;
A água aumentará oprocesso de corrosão por sí e por facilitar outros agentes corrosivos.

SLIDE 6: 3 tópicos
SLIDE 7: 3 Perf, Comp e testes em poços
Perfuração e completação e testes de poços
Durante a fase de perfuração, completação e de teste de poços, nos quais occorem operações comuns de engenharia tradicional como limpeza de poço, por exemplo, é comum que haja invasão de fluidos vindo da formação dentreeles água e gás. E devido ao peso da coluna hidrostática do fluido de perfuração ou completação, associado as baixas temperaturas de águas ultra-profundas, o risco de se formar hidrato é real.
A formação de hidrato durante esas fases é nocivo porque pode impossibilitar a passagem de ferramentas, aumenta as perdas de carga ou pode mesmo obstruir por completo tubulações. O problema se torna maior amedida que a lâmina d’água em que ocorre a operação é maior. Isso significa mais tempo o fluido em contato com a água do mar a baixa temperatura durante a fase de circulação e, portanto um maior tempo perdendo calor para o meio e maior possibilidade do fluido entrar na zona de formação de hidrato.

Escoamento de óleo
Em um duto contendo óleo, gás e água a formação do hidrato se inicia na águaemulsionada no óleo. O contato da água com o gás em condições de formação de hidrato forma uma película de hidrato, inicialmente maleável, que com o tempo se tornará mais firme com a aglomeração com outras películas, podendo chegar a criar um plug de hidrato em tubulações. Durante o processo de aglomeração existe um aumento na viscosidade do fluido acarretando aumento da perda de carga.
SLIDE 8:imagem + foto

Escoamento de gás
Como nesse sistema existe menos fluidos líquidos não ocorre a formação de peliculas e aglomenração. O início da formação dos hidratos se dará em pontos baixos de acumulação de água e nas paredes da tubulação onde a temperatura é mais baixa, se dando desta forma por um processo de deposição, geralmente de forma irregular. Estes depósitoas causam perda de carga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos Legais e Morais em Produção Publicitária.docx transferido com sucesso
  • Admatps-administração da produção e operações.doc transferido com sucesso
  • Formação de hidratos
  • a óptica do olho e da visao e os problemas relacionados com a visão.doc transferido com sucesso
  • 1183 Modelo de simulacao de lotes para a producao na industria de confeccao.pdf transferido com sucesso
  • Estudo_de_Caso-Compras_na_Internet.doc transferido com sucesso
  • Pedagogia da esperanca.pdf transferido com sucesso
  • _impacto_das_tecnologias_de_informacao_na_geracao_do_artigo_ cientifico-_topicos_para_estudo.pdf transferido com sucesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!