Problemas do símbolo ritual

Páginas: 12 (2993 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
Problemas do símbolo ritual

James Clifford (1998), que renovou o estudo das etnografias clássicas, ao propor o exame dos diferentes registros internos à sua construção narrativa,27 deteve-se nas obras de Turner. Embora Clifford assinale a inexistência, em sentido estrito, de vozes de diferentes ndembus nas obras de Turner (entendendo-se por vozes as expressões plenas de pontos de vistadiversos sobre a experiência),28 ele indica, com propriedade, a variação entre citações diretas e evocações anônimas na estrutura discursiva dos trabalhos do autor, vistas como exemplos reveladores pela interação entre a exposição monofônica e a polifônica. Considera-as mesmo "retratos soberbamente complexos de símbolos rituais e crenças Ndembu"; textos que "[...] ao darem um lugar visível àsinterpretações nativas dos costumes, expõem concretamente os temas do dialogismo textual e da polifonia" (Clifford, 1998, p. 51-53).

Há duas observações pertinentes à natureza polifônica da narrativa etnográfica de Victor Turner realçada por Clifford (1998). Compreendemo-la melhor, creio, se a relacionamos, de um lado, à acuidade descritiva que permeia muitas das monografias da época e vigorava desde osanos 1920 com as exigências postas por Malinowski (1976); de outro, à teoria propriamente dita do símbolo ritual elaborada por Turner. Pois, para Turner (2005), o símbolo é, ele mesmo, polifônico e multivocal.

Todos aprendemos, no capítulo I de FS, os níveis de exegese tão importantes na metodologia da análise simbólica proposta por Turner (Turner, 2005, p. 50-56), que abarcam: 1) a descrição daforma externa e concreta do símbolo, de sua materialidade; 2) a exegese nativa; 3) os contextos de uso observados pelo antropólogo, onde se situam a dimensão operacional - a maneira como se usa o símbolo no curso da ação; e aquela posicional - a relação de um símbolo com outros símbolos rituais. Logo lembramos o esclarecedor exemplo fornecido pelo exame do símbolo ritual mudyi - a árvore leiteira,especialmente relevante no rito de iniciação feminina, nkang'a: 1) ao primeiro nível analítico corresponde o látex branco que a associa ao leite materno; 2) na exegese nativa, ela é a "nossa bandeira", significando que seu referente são todos os ndembus indistintamente; 3) no nível operacional, revela-se a discrepância entre a ação observada e a exegese nativa, pois esta enfatiza a união e daquelaemergem clivagens e diferenciações; no nível posicional, trata-se de um símbolo dominante, foco primordial da interação, no qual se abrigam valores axiomáticos para o grupo estudado. A interpretação antropológica considerará todos esses níveis analíticos. O primoroso manejo dessa metodologia trouxe incontestável riqueza às análises de Turner, ao associar-se a uma maneira muito detalhada deapresentar e trabalhar os dados relativos ao manuseio de símbolos em contextos rituais.

O interesse pela ação dos símbolos e seu detalhado exame etnográfico, entretanto, segue de perto a orientação de trabalhos anteriores como o de Audrey Richards (1982) e de Monica Wilson (1954, 1957), a quem Turner dedicou, por sinal, o livro Floresta de símbolos (Turner, 2005). Richards examinou de modo notável aspequenas figuras de cerâmica apresentadas às meninas bembas púberes na fase liminar do chisungu. Esses objetos seriam fulcros da produção de canções e mitos denominados por um termo bemba traduzido como "coisas transmitidas" (Richards, 1982, p. 187, tradução minha). Uma dessas figuras - a estatueta de uma mãe grávida, que carrega quatro bebês ao mesmo tempo, um que mama no peito e três nas costas- fará por sinal uma aparição importante, como símbolo ritual liminar no capítulo IV de FS (Turner, 2005, p. 149). Já em Audrey Richards, o método de exposição e de abordagem dos símbolos compõe uma narrativa heteróclita, organizada por diferentes níveis de interpretação, que vão do participante ordinário, ao especialista ritual, ao observador. Como observou La Fontaine (1972, p. XIII-XVI),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maçonaria: origem, rituais e símbolos
  • Comportamentos e pensamentos orientados por rituais e símbolos
  • simbolos
  • Simbolos
  • Símbolos
  • O ritual
  • Rituais
  • Rituais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!