PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO: PRÁTICA PEDAGÓCICA VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

3729 palavras 15 páginas
PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO: PRÁTICA PEDAGÓCICA VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Resumo:
Este artigo visa relatar uma prática pedagógica realizada em uma turma de 8ª série que possui dois alunos com deficiência de uma escola de ensino fundamental do Município de Concórdia - SC. A proposta apresentada à coordenação da instituição tinha como objetivo, fazer observações das aulas de Matemática e propor uma atividade que pudesse auxiliar esses alunos no aprendizado da disciplina. A aula elaborada para essa turma foi basicamente de raciocínio lógico, em que os alunos em grupos precisavam responder ao que era proposto. A turma participou ativamente, pensavam em estratégias e responderam a todos os desafios. Assim, através da convivência, mesmo rápida, pode-se ter uma noção do que é fazer inclusão de alunos com as mais diferentes deficiências, e ainda mais, verificar que atividades diferenciadas e em grupo podem facilitar a comunicação entre eles e consequentemente o aprendizado.
Palavras-chave: Prática pedagógica; Inclusão; Matemática.

Introdução
O modelo atual de ensino exige um constante aperfeiçoamento e práticas inovadoras, tanto nos professores quanto na escola em um todo, para que de fato se tenha um ensino de qualidade. A inclusão social é uma consequência disso, ou seja, para ter um ensino de qualidade a todos os alunos é preciso que a escola tenha um posicionamento diferenciado, sendo um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas constantemente.
A escola tem o dever de reestruturar suas condições para que possa atender qualquer aluno, indiferente de sua deficiência. Porém, as que não estão atendendo esses alunos em suas turmas regulares, argumentam de diferentes maneiras para continuarem não atendendo, sendo que na maioria das vezes, justificam o despreparo dos professores para a não inclusão. Há outras instituições que

Relacionados