problemas causados pelas fontes de energia

Páginas: 14 (3412 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014















PROBLEMAS CAUSADOS PELAS FONTES DE ENERGIA










Trabalho Individual Interdisciplinar apresentado a Matéria de Geografia sobre a disciplina da prof. Gabrielle para fins avaliativos da 2ª unidade.




















Teixeira de Freitas
2012
INTRODUÇÃO

Neste contexto abordaremos os principais problemas causados pelas fontes deenergia, entre os quais destacamos a poluição da atmosfera, associada a queima de carvão e combustivéis, onde o transporte se encontra como uma das maiores fontes de poluentes, joganndo mais de 900 toneladas de co2. Entre outros como o aumento do efeito estufa e as alterações climáticas, a chuva ácida causados pelas emissões vulcânicas, pela queima de biomassa,pela iluminação solar; e o vazamentode petroléo, além do lixo, dos esgotos lançados na natureza e de materiais contaminados oriundos das dragagens portuárias, torna-se fator crescente de poluição dos ecossistemas; levando milhares de anos para se formar, na cadeia do processo de produção emitindo gases.
Logo após retrataremos as ações dos resíduos dos combustivéis fosséis sobre a saúde com as seguintes substâncias NOx, SO2, CO,O3, Hidrocarbonetos, aldeídos, material particulado da queima de carvão. Além de tudo as apresentaremos as diversas vantagens de fontes de nergia, entre os quais as energias ecológicas dentre elas, o Petroléo, Gás natural, Hidroeletricidade, nuclear, Carvão mineral, Eólica, Solar e Biomassa, em seguida uma reportagem sobre os impactos causados no ambiente pelas fontes de energia através de umvazamento de petroléo de gás no Golfo do México, onde grande quantidade afetava oceano , morrendo diversas tartarugas marinhas e peixes.










PRINCIPAIS PRLOBLEMAS CAUSADOS PELAS FONTES DE ENERGIA
Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica está associada, principalmente, à queima de carvão e de combustíveis derivados de petróleo (Os aspectos e impactos gerados pela queima de gasolinae diesel podem ser vistos na ação dos resíduos sobre a saúde. Esses dois insumos alimentam grandes setores da economia atual, como a própria geração de energia (termoelétricas), a produção industrial e o transporte, totalizando aproximadamente 90% da energia comercial utilizada no mundo. Estima-se que, entre 1960 e 1996, com o incremento das atividades industriais e de transporte (rodoviário eaéreo), a emissão de carbono (CO e CO2) resultante da queima desses combustíveis, mais que dobrou. 

O transporte rodoviário, uma das maiores fontes de poluentes, joga mais de 900 milhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera. De 1950 até 1994, a frota mundial de veículos (carros, ônibus e caminhões) cresceu nove vezes, passando de 70 milhões para 630 milhões. No Brasil, de acordo com o capítuloCidades Sustentáveis da Agenda 21, a taxa de motorização passou de 72 habitantes por automóvel em 1960 para pouco mais de 5 em 1998, podendo chegar essa relação a 4,3 em 2005, enquanto a quantidade média diária de viagens por habitante, segundo a projeção, deve subir de 1,5 registradas em 1995 para 1,7 viagens.

Os efeitos nocivos do crescimento automotivo têm aparecido continuamente emlevantamentos de saúde. Uma estatística, divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1999, apontou a poluição como responsável por um número maior de mortes do que o trânsito, em decorrência de problemas respiratórios ou cardíacos desencadeados pela exposição contínua ao ar poluído. 

Os pesquisadores europeus, que avaliaram os efeitos da poluição do ar em três países (Áustria, Suíça e França),estimam que essa seja a causa de 40 mil mortes anuais, metade das quais ligadas diretamente à poluição produzida por veículos automotores. A poluição gerada (monóxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, material particulado) pelo transporte também é apontada como a responsável por 25 mil novos casos anuais de bronquite crônica e mais de 500 mil ataques de asma. Esses dados confirmaram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As variadas fontes de energia e os problemas associados à essas
  • problemas energeticos e fontes de energias alternativas
  • Problemas causados pela distribuição de energia
  • Fontes de energia
  • Fontes de energia
  • Fonte energia
  • Fontes de energia
  • Fontes De Energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!