Problemas ambientais na Pedreira da Sulbrita na Localidade de Mafuiane

14766 palavras 60 páginas
ii

iii

iv

v

vi

vii

viii

ix

x

xi

xii

xiii

0. INTRODUÇÃO

O Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável são temas que paulatinamente conquistaram uma importante posição e, hoje, são objecto de estudo de diversas ciências. Os impactos ambientais criaram um crescente interesse nos últimos tempos pela importância que é dada à gestão ambiental e preservação de recursos naturais. O que se torna necessário aprofundar o conhecimento dos efeitos negativos produzidos sobre o ambiente pelas actividades humanas, com a finalidade de prevenir ou reduzir o seu impacto.
A contínua expansão socio-económica, traduzida pela urbanização acelerada decorrente do desenvolvimento dos sectores industrial e de serviços, do crescimento populacional, entre outros, tem aumentado a demanda por recursos naturais e, em especial, por recursos minerais de emprego directo na construção civil fomentando uma actividade extractiva transformadora do ambiente e induzindo a sua degradação.
É neste âmbito em que surge o presente trabalho, na perspectiva de abordar os impactos ambientais resultantes da extracção da pedra em Mafuiane e a intensidade dos seus impactos no ambiente e na vida social da população. De salientar que a abordagem cinge se nos impactos negativos da extracção da Pedra.
Em termos estruturais do trabalho para além dos aspectos introdutórios onde fazemos a apresentação sumária do trabalho é composto por três (3) capítulos.
No capítulo primeiro procuramos fazer uma abordagem teórica do problema ora em análise, ou seja uma revisão da literatura.
O capítulo segundo está reservado às generalidades da área de estudo, concretamente aos aspectos físico-geográficos e sócio-económicos.
No terceiro capítulo aborda-se a problemática da extracção da pedra em Mafuiane e os seus impactos ambientais. É neste capítulo onde faz-se a análise e discussão dos resultados do trabalho do campo através da interpretação dos dados dos

Relacionados