Problema no descartede remedio no lixo

2217 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

A partir da Revolução Industrial os problemas ambientais ganharam destaque no mundo, mas as pessoas ainda não estão dando a importância devida às questões ambientais.
Para Ferreira (2005) “a nossa civilização chega ao limiar do século XXI como a civilização dos resíduos, marcada pelo desperdício e pelas contradições de um desenvolvimento industrial e tecnológico sem precedentes na história da humanidade” (2005, p.1), pois o problema não está relacionado ao fato de não saber do que está acontecendo com o meio ambiente, mas sim na forma de interpretar e compreender a situação ambiental, sendo a natureza utilizada para eliminar os dejetos.
Sabe-se que o aquecimento global e outros fatores de contaminação estão relacionados a todos esses acontecimentos, no entanto este estudo tem como foco fazer uma análise do destino dos medicamentos descartados no município de Jaguaquara.
Os resíduos produzidos causam poluição ambiental provocando um desequilíbrio do ambiente natural. Entre estes resíduos está a preocupação do destino final dos medicamentos que perde sua validade e os que sobram, os nãos utilizados.
Conforme Gasparini (2010), “o descarte inadequado é feito pela maioria das pessoas por falta de informação e divulgação sobre os danos causados pelos medicamentos ao meio ambiente e por carência de postos de coleta”. (2010, p.42)
Sendo assim, para que esse papel seja exercido de forma consciente e absoluta, é necessária a educação juntamente com a consciência ambiental e o acesso à informação ambientalmente correta, para que assim, com essa informação, possa exercer, de forma plena, a defesa da sustentabilidade.
O presente trabalho tem como objetivo abordar os problemas que acontece quando a o descarte de medicamentos realizados pela população de forma inadequada.

3 DESENVOLVIMENTO

O uso de remédios é essencial para solucionar e tratar vários tipos de doenças, mas depois que a cura é alcançada, normalmente sobra os comprimidos e xaropes.

Relacionados