PROBLEMA DO RECONHECIMENTO DO HAMAS COMO ORGANIZAÇÃO TERRORISTA OU ORGANIZAÇÃO POLÍTCA

426 palavras 2 páginas
PROBLEMA DO RECONHECIMENTO DO HAMAS COMO ORGANIZAÇÃO TERRORISTA OU ORGANIZAÇÃO POLÍTCA

Problema do reconhecimento do HAMAS como Organização Terrorista ou Organização Política: EUA e Brasil
O Hamas (Movimento de Resistência Islâmica), e se configura em uma organização da Palestina, que se constitui por um grupo político, uma fundação filantrópica, e ainda um braço armado.Se autodeclarando movimento de resistência palestino. (MATOS, 2012)
Nesta análise, temos a Organização Hamas como objeto, sendo o Estados Unidos da América o significante, e o Brasil o interpretante. Assim, ambos reconhecem e estabelecem relação com Hamas, dando o EUA ao Brasil, seu significado referente ao objeto, considerando assim o Hamas como organização terrorista; na mesma medida em que a nação brasileira transmite seu significado referente ao mesmo, ao EUA, reconhecendo o Hamas como uma organização política. Portanto o signo do objeto para os EUA, seria organização terrorista e para o Brasil, organização política.Dificultando desta maneira, o estabelecimento de um acordo, uma vez que ambos reconhecem e se relacionam com o mesmo objeto, dando porém signos diferentes aos mesmos.
Existem ainda, acordos a respeito de cooperação internacional contraterrorista, envolvendo ambas as nações, sendo o Hamas inclusive, declarado como organização terrorista pela Organização das Nações Unidas em 2001.(CARVALHO, 2011). Havendo portanto, dificuldades por parte da nação brasileira em cooperar de maneira efetiva, ao se tratar da Organização Hamas, pois não tendo este signo de terrorista para o Brasil, como o mesmo irá punir ou (se) prevenir de algo/alguém, que não é cabível e nem reconhecido como criminoso em seu Sistema Legal Penal?!
Possivelmente, a nação americana, tem tentado convencer, não apenas o Brasil, mas outros países, a respeito de considerações terroristas e suas organizações. No entanto, a nação brasileira poderá considerar o significado do discurso dos Estados Unidos, através da

Relacionados