Problem Tica Gnoseol Gica Convertido 1

348 palavras 2 páginas
Origem do Conhecimento
O nosso conhecimento procede da experiência? Ou só da razão?

Possibilidade do Conhecimento
Será possível conhecer a verdade e possuir a certeza?
Natureza do Conhecimento
O que podemos conhecer? O objeto em si? Ou as representações ou imagens das coisas?

EMPIRISMO – Todo o conhecimento é a posteriori, tem origem na experiência, não podendo elevar-se acima dos dados dos sentidos.

RACIONALISMO – O único instrumento adequado ao conhecimento verdadeiro é a razão. As ideias podem ser extraídas apenas do próprio entendimento e não da experiência.

APRIORISMO – Esta doutrina considera a experiência e a razão como fontes do conhecimento. O conhecimento verdadeiro tem origem na síntese resultante da filtragem da experiência empírica através das estruturas a priori da razão.

DOGMATISMO – Admite a possibilidade do conhecimento certo e afirma que a inteligência é capaz de atingir a verdade.

dogmatismo espontâneo – confia plenamente nos dados dos sentidos e no valor do conhecimento. É a atitude própria do senso-comum.

dogmatismo crítico – exige que se faça um exame de todas as certezas naturais. ( Descartes é defensor desta posição. A dúvida metódica não se confunde com a dúvida cética. A dúvida Cartesiana é provisória e construtiva, enquanto a dúvida dos céticos é definitiva e destrutiva).

CETICISMO – O conhecimento verdadeiro é inatingível. Esta doutrina nega a possibilidade de atingir a verdade. ( nos nossos dias, o ceticismo mais vulgar é o relativismo, segundo o qual não conhecemos a realidade em si própria, mas apenas como ela é para nós).

IDEALISMO – Defende que os objetos não são independentes do pensamento. Defende que o nosso conhecimento atinge apenas as modificações subjetivas e não a própria realidade.

REALISMO – O conhecimento consiste na apreensão da essência das coisas.

realismo ingénuo – o conhecimento é cópia textual das coisas. É próprio da atitude natural do homem que crê

Relacionados