Probabiliodades

818 palavras 4 páginas
PROBABILIDADES

Probabilidade é o estudo dos fenômenos aleatórios. Para entender a eficiência estatística, é preciso entender vários conceitos de probabilidade. Quando falamos de Probabilidades existe algumas definições que é necessário ter presente. Sobre essas definições desenvolve-se toda a teoria das Probabilidades . Além destas, todos os conhecimentos na área da Combinatória, podem ser aplicados no estudo das Probabilidades. Existe uma proposição matemática para todas as situações de probabilidade. Seja M o número de eventos igualmente prováveis em uma dada situação. Seja N o número destes eventos que nos interessam. Então a probabilidade de suceder algum destes eventos é N/M.
O termo Probabilidade é usado de modo muito amplo na conversão diária para sugerir um certo grau de incerteza sobre o que ocorreu no passado, o que ocorrerá no futuro e o que está ocorrendo no presente.
Para falarmos sobre probabilidade devemos definir o que é um evento aleatório.
• Evento aleatório é aquele que pode ser re-executado várias vezes, sempre nas mesmas condições, e se obtém resultados diferentes, que estão previstos dentro dos possíveis resultados para este experimento, isto ocorre devido ao acaso, não podemos ter a absoluta certeza do resultado de cada um destes eventos.
Exemplos:
I) Lançar uma moeda para cima e observar a face que irá ficar virada para cima após a queda.
II) Escolhermos um aluno dentre os 30 alunos de uma classe.
Espaço amostral
Definimos espaço amostral S como sendo o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento. Por ex, no experimento que consiste no lançamento de um dado, o espaço amostral é S ={1,2,3,4,5,6 }, ou no lançamento de uma moeda S={ cara, coroa }.

Evento
É qualquer conjunto de resultados de um experimento. Sendo o evento um subconjunto de S. Por exemplo, no experimento que consiste no lançamento de um dado podemos definir o evento A como “ sair um número par”
A={ 2,4,6 }.
Evento simples é aquele formado

Relacionados

  • estatística
    269 palavras | 2 páginas