Probabiliade e estatistica pesquisa de opiniao sobre onde sera a festa de confraternização?

1645 palavras 7 páginas
PROBABILIDADE E ESTATISTICA UNIDADE VI - PROJETO DE PESQUISA DE OPINIÃO

0

1 ONDE SERÁ A FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO?
As pessoas de quaisquer áreas de atuação estão freqüentemente envolvidas com a necessidade de fazer uma pesquisa de opinião ou uma pesquisa de mercado e fazer o tratamento dessas informações. Assim, torna-se importante saber utilizar a Estatística adequadamente. Esse Unidade é um projeto que deverá proporcionar aos alunos, de forma simples e prática, a utilização dos conceitos teóricos adquiridos durante as aulas de Probabilidade e Estatística. Os principais objetivos são:    Coletar dados a partir de um tema de interesse, por meio de uma pesquisa de opinião. Fazer o tratamento dos dados em tabelas de freqüência e gráficos; Analisar os resultados obtidos a partir da pesquisa e tomar uma decisão.

2 PROCEDIMENTOS
Vamos relembrar quais eram as fases do Método Estatístico, para podermos aplicá-las no projeto.

1

2.1 Fase 1- Definição do Problema Nesta fase iremos trabalhar com um problema e com objetivos específicos que gostaríamos de alcançar com a realização da pesquisa de opinião.

Situação: Você é responsável pela realização de uma festa de confraternização de final de ano, na empresa em que trabalha, ou na faculdade onde estuda e para isso é necessário que você entreviste as pessoas interessadas em participar da festa para saber sua preferência com relação ao local onde essa festa será realizada.

2.1.1 Problema Em qual local devo realizar a festa de confraternização de final de ano?

2.1.2 Objetivo Determinar o local que mais agrada, seus atrativos e traçar o perfil dos entrevistados. 2.2 Fase 2 – Planejamento Nesta fase temos que determinar se iremos colher a opinião da população (todas as pessoas envolvidas) ou somente de uma amostra. Neste caso vamos optar por trabalhar com uma amostra de somente 20 (vinte) pessoas que realmente estejam interessadas em participar da festa de

confraternização. Estamos

Relacionados