Prncipais tipos de controles internos utilizados em grandes empresas e qual importancia de as empresas utilizarem essse tipo de controle.

366 palavras 2 páginas
PRNCIPAIS TIPOS DE CONTROLES INTERNOS UTILIZADOS EM GRANDES EMPRESAS E QUAL IMPORTANCIA DE AS EMPRESAS UTILIZAREM ESSSE TIPO DE CONTROLE.

RESUMO:
Esta atividade, visa abordar, a importância do Controle Interno na Gestão das Prefeituras Municipais do Rio Grande do Sul, o trabalho foi desenvolvido e confeccionado mediante pesquisa bibliográfica.

INTRODUÇÃO: Conforme a Constituição da Republica Federativa do Brasil, a criação e o o efetivo funcionamento do Sistema de Controle Interno e uma exigência Constitucional e não uma opção.
“Art. 70 da CF: A fiscalização contábil, financeira, orçamentária operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto a legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renuncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo , pelo sistema de controle Interno de cada Poder”. A Lei Federal nº 4320/64 em seu capitulo II trata do controle interno e também a Lei federal 101/200 a tão famosa Lei de Responsabilidade Fiscal que também estabelece a obrigatoriedade do Órgão de Controle Interno, e por fim temos a Resolução de nº 544/2000 do Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Sul.

1 – IMPORTANCIA DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL

O Sistema de Controle Interno deve ser criado e estruturado para gerar informações “gerenciais“, aptas a dar segurança e estabilidade ao gestor. Apesar da resistência das prefeituras em adotar o Órgão de Controle Interno e do longo caminho a percorrer,aos poucos os resultados vão aparecendo, com fundamento numa nova forma de administração, a gerencial e por, conseqüência, de controle, surge um novo conceito de controle da eficiência, eficácia e efetividade dos atos administrativos. Os processos de Controle Interno servem mais para auxiliar o administrador na busca de sua missão, colocar serviços públicos de qualidade a disposição da comunidade, um controle interno

Relacionados