Privatiza o Ressocializa o ou Lucro do Sistema Carcer rio

2496 palavras 10 páginas
PRIVATIZAÇÃO: RESSOCIALIZAÇÃO OU LUCRO DO SISTEMA CARCERÁRIO?*

*Trabalho apresentado para avaliação final na disciplina de Discursos Criminológicos II, do curso de Segurança Pública e Social, 5º período, da Universidade Federal Fluminense ministrado pelos professores: Gabriel Borges e Solano Santos.

Alberto Serafim Lessa
UFF – Universidade Federal Fluminense
E-mail: albertolessa@id.uff.br

RESUMO
O trabalho desenvolve-se numa reflexão de uma política de segurança pública proposta ao combate da violência, do intuito de amenizar o crime, do surgimento do criminoso e das políticas impostas a esses criminosos. A reflexão aponta para a privatização dos presídios no Brasil, com algumas referências ao sistema norte-americano que ajudam a compreender as vantagens e desvantagens desse modelo de administração que foi criado para amenizar os gastos públicos e que não deveria visar o lucro, mas nos últimos anos o que se tem notado é a grande lucratividade destes setores. No Brasil o discurso da finalidade da privatização seria a diminuição da população carcerária com a ressocialização dos presos, mas o exemplo norte-americano deixa no ar uma incerteza desta finalidade.
Palavras-chave: Presídios; Privatização dos Presídios; Ressocialização dos Presos; População Carcerária

INTRODUÇÃO A privatização dos presídios é um tema de grande relevância quando se discute a solução do caos do sistema prisional brasileiro, é necessário levar em conta, que privatizar as penitenciárias pode ser um problema ou solução para as mazelas já existentes. O tema é pertinente não apenas ao Direito Público, mas também em âmbitos morais e ideológicos da população. Muitos dizem que as empresas financiadoras da privatização de um serviço até então público exercem tais atividades à procura de lucros cada vez mais rentáveis. No que diz respeito à esfera ideológica, este fato pode ser traduzido como algo que se insurge ao controle do Estado o que acabaria por

Relacionados

  • monografia_josedeques
    17758 palavras | 72 páginas