Priscilla Portf Lio

1421 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO pedagogia PRISCILLA FRANCYELE DE OLIVEIRA TERRA

DIREITOS DA CRIANÇA

Santa Terezinha
2014

PRISCILLA FRANCYELE DE OLIVEIRA TERRA

dIREITOS DA CRIANÇA

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia da Educação: Desenvolvimento e aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Politicas Públicas na Educação Básica. Teoria e práticas do curriculo. Prática Pedagógica interdisciplinar: Escola e sociedade.
Seminário Interdisciplinar II

Profs. Carlos Eduardo Gonçalves, LisnéiaRampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, VilzeVidotti, Rosely Montagnini, Bernadete Strang e Fabio Luiz da SIVA.

Santa Terezinha 2014

INTRODUÇÃO

O presente texto aborda de forma sucinta a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. Abordam-se também as concepções de infância, ambiente alfabetizador, a relevância que tem o brincar para o desenvolvimento infantil. É discorrida aqui a grande importância que um bom professor, bem preparado de direito desses conhecimentos para realizar um trabalho bem planejado e avaliado constantemente.

DESENVOLVIMENTO.

A Educação Infantil constitui-se uma conquista muito grande por parte da sociedade civil organizada. Foi necessário surgir uma grande demanda para que a sociedade se unisse e através dos movimentos da associação civil e de órgãos governamentais para que o atendimento às crianças de zero a seis anos fosse reconhecido na Constituição Federal de 1988. A partir de então, a educação infantil em creches e pré- escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV). O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9.394, ratificaram esse direito e sua importância. Documento que se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a

Relacionados